Patos - PB 29 de fevereiro de 2024

Publicidade

Senadora cobra ao ministro da Defesa retomada da Operação Carro-Pipa na PB

A senadora Daniella Ribeiro (PSD) encaminhou um ofício, na manhã desta quinta-feira (24), direcionado ao ministro da Defesa, Paulo Sérgio Nogueira, cobrando providências para retomada da Operação Carro-Pipa na Paraíba. Essa semana, o Portal MaisPB mostrou em primeira mão que prefeitos paraibanos foram notificados pelo Exército sobre a suspensão do serviço devido a falta de recursos.

No documento, Ribeiro lembra que parte da população do estado já sofre com a estiagem e pode ter o problema agravado sem o fornecimento de água através da operação.

“Há cerca de três anos Municípios do Brejo e do Sertão tiveram forte racionamento de água, passando a depender exclusivamente de carros-pipa. Em 2018, 52 municípios tiveram decretado racionamento de água. Em 2021, diversos municípios do estado decretaram estado de calamidade pública. Os prefeitos das cidades que mais dependem desse serviço estão preocupados. Alguns têm condições de manter o abastecimento de água para a população apenas por mais 15 dias. A partir daí a única solução será um novo racionamento”, diz o documento.

MDR promete enviar recursos na próxima semana

O Ministério do Desenvolvimento Regional informou na terça-feira (22) ao Portal MaisPB que os recursos para a volta da Operação Carro-Pipa na Paraíba devem ser liberados na próxima semana pelo Tesouro Nacional. A pasta reconheceu que houve a falta de verbas para a manutenção do serviço, mas já trabalhou junto ao Ministério da Economia para normalizar a distribuição.

Em nota encaminhada à reportagem, a pasta informou que “para assegurar a continuidade da Operação Carro Pipa, a Junta de Execução Orçamentária (JEO) aprovou, na última segunda-feira (21), a liberação de crédito suplementar ao Ministério do Desenvolvimento Regional”.

Na última segunda-feira (21), a Rede Mais mostrou que o Exército, responsável pelo serviço, suspendeu o abastecimento alegando “falta de recursos”. Na Paraíba, são 159 municípios atendidos por 674 carros-pipa, que suprem a falta de água para uma população de mais de 272 mil habitantes.

+ Exército suspende Operação Carro-Pipa na PB por falta de dinheiro, diz prefeitura

Veja o que disse o Ministério do Desenvolvimento Regional: 

Para assegurar a continuidade da Operação Carro Pipa, a Junta de Execução Orçamentária (JEO) aprovou, na última segunda-feira (21), a liberação de crédito suplementar ao Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR). O recurso deverá ser disponibilizado pelo Tesouro Nacional na próxima semana.

A iniciativa é uma cooperação entre o MDR e o Ministério da Defesa para distribuir água potável às populações atingidas por estiagem e seca no semiárido nordestino e na região norte dos estados de Minas Gerais e Espírito Santo.

A necessidade de recursos adicionais já havia sido formalmente comunicada ao Ministério da Economia e estava aguardando decisão da JEO.

O MDR destaca a importância da Operação Carro Pipa e trabalha para que as atividades sejam retomadas o mais breve possível.

Compartile:

Tags:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE