Patos - PB 2 de dezembro de 2025

Publicidade

Uso de máscara volta a ser obrigatório em ambientes fechados no Piauí após aumento de casos de Covid

A determinação foi publicada no Diário Oficial do Estado desta segunda-feira (28).

 

 

 

A governadora do Piauí, Regina Sousa, assinou decreto determinando o uso obrigatório de máscaras em ambientes fechados, públicos ou privados para conter o avanço da Covid-19 no estado. Desde agosto, o uso não era mais obrigatório.

O documento foi publicado no Diário Oficial desta segunda-feira (28). Para a determinação da obrigatoriedade, a governadora considerou a recomendação do Comitê de Operação Emergenciais (COE) da Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi).

O COE recomendou o uso obrigatório de máscara devido ao aumento de casos positivos da Covid-19. De acordo com o boletim semanal epidemiológico da Sesapi, o estado registrou crescimento de 37% dos casos na semana entre os dias 13 e 19 de novembro.

Permanece facultativo o uso de máscaras em espaços abertos e semiabertos, com exceção de idosos e imunossuprimidos, para os quais o uso de máscaras permanece obrigatório em qualquer espaço.

Ainda conforme o decreto, farmácias e drogarias que comercializam autoteste para Covid-19 ficam obrigadas a informar semanalmente a quantidade de testes vendidos à Diretoria de Vigilância Sanitária do estado do Piauí (Divisa).

Decretos anteriores sobre o uso do equipamento

O uso de máscaras tornou-se obrigatório no Piauí em 22 de abril de 2020, com um decreto que obrigou o uso em locais abertos e fechados.

O uso permaneceu obrigatório até 12 de abril de 2022, após algumas mudanças nas regras, o estado flexibilizou de vez uso de máscaras em locais fechados. O uso voltou a ser obrigatório em 16 de junho.

Em agosto deste ano, um decreto pôs fim à obrigatoriedade do uso de máscaras em ambientes fechados no Piauí.

Capital voltou a registrar morte

Teresina registrou uma morte por Covid-19 no dia 19 de novembro, após quase um mês e meio sem registros de óbitos pelo coronavírus na cidade. A última vítima da doença na capital havia falecido no dia 7 de outubro.

Os dados, disponíveis boletim do Comitê de Operações Emergenciais (COE) da Fundação Municipal de Saúde de Teresina (FMS), informam ainda que de uma semana para a outra, o crescimento de casos confirmados de Covid-19 foi de 500% na capital.

Compartile:

Tags:

PUBLICIDADE

[the_ad_group id="47"]

PUBLICIDADE

[the_ad_group id="48"]

PUBLICIDADE

[the_ad_group id="46"]
Patos Metropole
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.