Patos - PB 20 de abril de 2025

Publicidade

Tentando a disputar 1º biênio, Galdino pede parecer

O deputado estadual Adriano Galdino pode, sim, disputar a presidência da Assembleia Legislativa já no primeiro biênio. Ele determinou que a Procuradoria Jurídica da Casa emita parecer.

A Assembleia aprovou a ‘PEC da Reeleição’ em uma discussão apressada que disciplina a eleição e reeleição para presidente do Legislativo paraibano, em uma adequação à decisão do Supremo Tribunal Federal.

O STF decidiu que, independente da legislatura, um deputado só pode ser eleito e reeleito por uma única vez. Mas, a decisão só vale a partir de janeiro de 2020.

Ou seja, Galdino poderia ser candidato já agora, por ter sido eleito e reeleito em fevereiro de 2019.

“Eu só serei candidato se houver segurança jurídica. Mas, a princípio, estamos com a candidatura do deputado Branco Mendes para o primeiro biênio e eu, candidato no segundo biênio”, esclareceu em entrevista ao Correio Debate (98 FM).

Após a votação da proposta, de autoria do presidente e subscrita por outros 11 parlamentares, deram início às especulações de que Branco, que votou contra, seria “rifado” para Galdino comandar a ALPB por mais quatro anos.

Ele complementou: “A partir do momento que eu tiver essa segurança jurídica, vou me posicionar. Vou dialogar com a Casa, com os deputados e com Branco Mendes também”.

Disse que o parecer deve sair até o dia 15 de janeiro. Lembrando que as chapas serão apresentadas 10 dias antes da eleição, dia 1º de fevereiro.

Compartile:

Tags:

PUBLICIDADE

[the_ad_group id="47"]

PUBLICIDADE

[the_ad_group id="48"]

PUBLICIDADE

[the_ad_group id="46"]
Patos Metropole
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.