Patos - PB 27 de maio de 2024

Publicidade

REUNIÃO DO CONSÓRCIO Governadores criticam relação com Bolsonaro e discutem pauta que será levada a Lula dia 27

Governadores nordestinos se reúnem, nesta sexta (20/01), em João Pessoa, no âmbito do Consórcio Nordeste, para deliberar sobre pautas a serem entregues ao presidente Lula.

Sob a presidência do governador João Azevedo, o Consórcio tem como reivindicações principais questão da mobilidade entre os Estados da região e do ICMS dos combustíveis.

Na abertura da reunião, João Azevedo disse que o País precisa retomar o pacto federativo entre o governo Federal e os Estados, após atritos entre o Consórcio e o ex-presidente Bolsonaro, nos últimos quatro anos.

Segundo João, além da questão do transporte entre Estados, temas sociais como a fome deverão ter prioridade: “A questão da fome nos preocupa, porque muitos nordestinos ainda passam fome.”

Há muita curiosidade em torno da governadora Raquel Lira (PE), vez que é a única que não apoio o presidente Lula, e ela tem dito: “O Nordeste precisa ser enxergado como parte da solução do Brasil e não como um peso.”

E elenca prioridades: “Deveremos discutir a questão da infraestrutura, acesso á agua, moradia, investimentos, a transposição do rio São Francisco, e obras viárias como a Transnordestina.”

E encontro reúne todos os governadores do Nordeste, e, ao final, um documento deverá ser redigido para conhecimento do presidente Lula, durante reunião em Brasília, no próximo dia 27.

Também presente ao encontro, realizado no Centro de Convenções de João Pessoa, André Ceciliano, secretário de Assuntos Federativos da Presidência da República.

Relatório – No encontro, também haverá apresentação do Consórcio Nordeste – Relatório de Atividades, estrutura e mecanismos de funcionamento.

A especialista em desenvolvimento regional, economista e socióloga Tânia Bacelar vai apresentar o Projeto Nordeste 2023-2033.

Compartile:

Tags:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE