Patos - PB 13 de junho de 2024

Publicidade

Sertão e Alto Sertão têm previsão de chuvas isoladas nas próximas horas

Foto: Reprodução

As regiões do Sertão e Alto Sertão da Paraíba têm previsão de chuvas isoladas para esta noite de terça-feira (24) e início de quarta-feira (25). O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) colocou as regiões em “Alerta Amarelo”, com a possibilidade de chuvas intensas de 20 e 50 mm/h e ventos de até 60 km/h.

O Instituto alerta sobre a possibilidade baixa de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e de descargas elétricas. A meteorologista Marle Bandeira, da Agência Executiva de Gestão das Águas (Aesa), explicou o motivo da região estar com essa previsão durante o Verão.

“No decorrer do dia, a combinação das altas temperaturas com o alto teor de umidade presente no ar deverá contribuir para a ocorrência de chuvas isoladas, principalmente no período noturno, nas regiões do Alto Sertão e Sertão da Paraíba”, disse a meteorologista da Aesa.

Chuva de granizo na região

Com essa combinação entre altas temperaturas e teor de umidade de ar, a região foi atingida por uma chuva de granizo e muitos raios na tarde desta última segunda-feira (23). Diversos moradores registraram as pedras de gelo e as descargas elétricas no céu, em especial no município de Santana dos Garrotes.

“Esses fatores [temperatura e umidade] fazem com que exista uma formação de um tipo de nuvem específica, trazendo essas chuvas, condicionando a formação de granizo num determinado local, para ele se precipitar”, explico Marle Bandeira.

MaisPB

Compartile:

Tags:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE