Patos - PB 23 de junho de 2024

Publicidade

Circuito Brasileiro de Xadrez começa 2023 com aumento no número de participantes

Foto: Assessoria

O crescimento do xadrez brasileiro segue batendo recordes. Depois de fechar 2022 com o maior número de torneios da história, a temporada de 2023 começa com uma expectativa bastante positiva. No primeiro mês do ano já foram realizadas três etapas do circuito nacional, registrando 668 participantes, um aumento considerável em relação ao mesmo período do ano passado, quando apresentou 530 inscritos.

De acordo com o presidente da Confederação Brasileira de Xadrez (CBX), Máximo Igor Macedo, o crescimento é em virtude do maior número de etapas. “Começamos o ano com uma etapa a mais, ao invés de duas em janeiro, tivemos três, apresentando um considerável aumento de participantes no Floripa Chess Open que saltou de 500 inscritos em 2022 para 563 neste ano”, explica o dirigente.

As outras duas etapas realizadas em janeiro foram: o Aberto do Brasil de Salvador-BA, que teve como campeão o MN Mário Fiaes, e o Criciúma Chass Open, com o MN Lucas Picolli em primeiro lugar. O GM Everaldo Matsuura, campeão brasileiro de 2022, e o MN Lucas Picolli, dividem a liderança do circuito brasileiro de 2023. O vencedor do Floripa Chess Open foi o argentino Alan Pichot.

As expectativas para os meses de fevereiro e março também são positivas. Neste mês serão realizadas duas etapas, o Aberto do Brasil Xadrez Potiguar, de 18 a 20, em Natal-RN, e o Araraquara Chess Open – Aberto do Brasil, de 18 a 21, em Araraquara-SP. Para março, já estão confirmadas as etapas de Poços de Caldas-MG, de 17 a 19, e o XII Memorial Bobby Fischer, que vai acontecer de 17 a 19, na capital paraibana.

“A expectativa da CBX é de bater o número de participantes das edições anteriores com pelo menos 100 enxadristas inscritos em cada etapa”, revela Igor Macedo. Vale destacar que todas as etapas do circuito nacional valem como seletivas para as finais do Campeonato Brasileiro Absoluto e Feminino, no final do ano.

Assessoria

Compartile:

Tags:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE