Levantamento do Mapa da Fraude da ClearSale, empresa especialista em soluções de prevenção e gerenciamento de risco, revelaram que os estados da região Nordeste concentraram em todo o ano passado 2,8% em tentativas de fraudes, e 24,6 milhões de pedidos no total. Para este ano, o estudo conta com duas novidades: o marketplace e o ticket médio da fraude, que chegou a R$1.252 na região.
O estado que registrou o maior número de tentativas de fraude foi a Bahia (3,7%) com 6,6 milhões de pedidos e ticket médio de R$1.216, seguida do Rio Grande do Norte (3,5%), que obteve 1,8 milhão e ticket médio de R$1.307 e Maranhão (3,3%) com 1,4 milhão de pedidos e ticket avaliado em R$1.330.
Confira o ranking de estados que mais sofreram fraudes:
Estado Pedidos % Qtd. Tentativas de Fraudes Ticket Médio das Tentativas
Alagoas 1,7 milhão 2,3% R$1.315
Bahia 6,6 milhões 3,7% R$1.216
Ceará 3,6 milhões 3,0% R$1.219
Maranhão 1,4 milhão 3,3% R$1.330
Paraíba 1,9 milhão 2,3% R$1.269
Pernambuco 5,3 milhões 1,8% R$1.253
Piauí 969,9 mil 2,3% R$1.343
Rio Grande do Norte 1,8 milhões 3,5% R$1.307
Sergipe 1,3 milhão 1,8% R$1.249
24,6 milhões
O estudo aponta que as categorias que mais concentraram tentativas de golpe na região foram: celular (9,3%) com ticket médio de R$ 2.285, eletrônicos (8,2%) com gasto médio de R$2.264 e informática (5,6%) com ticket médio de R$2.460.
Categoria % Qtd. Tentativas de Fraude Ticket Médio das Tentativas
Celular 9,3% R$2.285
Eletrônicos 8,2% R$2.264
Informática 5,6% R$2.460
Acessórios 4,1 % R$732
Automotivo 3,8% R$1.297
Para o levantamento do Mapa da Fraude, a ClearSale considerou apenas pagamentos via cartão de crédito no e-commerce. São consideradas tentativas de fraude todas as transações que, por algum motivo, foram classificadas como suspeitas ou que foram confirmadas como fraude.
Sobre a ClearSale
A ClearSale (CLSA3) é especialista em soluções de prevenção e gerenciamento de risco nos mais diversos segmentos, como e-commerce, mercado financeiro, vendas diretas e telecomunicações. A empresa possui um poderoso banco de dados com conhecimento de 97% dos consumidores no mercado digital.
Com capital aberto desde 2021, a ClearSale tem a missão de equilibrar tecnologia e profissionais especializados para entregar excelentes indicadores aos clientes, a fim de gerar cada vez mais confiança no mercado.
Assessoria