Patos - PB 7 de julho de 2025

Publicidade

Paraíba fica em 1º lugar na avaliação final do projeto reestruturação de hospitais públicos e hospital de Patos supera meta

Assessoria

O Estado da Paraíba ficou numa posição de destaque em relação a hospitais públicos de outras localidades e atingiu o primeiro lugar em evolução na avaliação final do projeto Reestruturação de Hospitais Públicos (RHP) do PROADI-SUS.

E o Complexo Hospitalar Regional Deputado Janduhy Carneiro de Patos (CHRDJC), que integrou o projeto junto com o Hospital de Trauma de Campina Grande, o Hospital Militar de João Pessoa, o Hospital Universitário e o Trauminha, superou a meta que era de 15% atingindo uma evolução global de 43% nos processos avaliados.

Os hospitais da Paraíba atingiram um índice de 52%, enquanto que as demais unidades avaliadas ficaram com 43%  (Minas Gerais), 42% (Espírito Santo) e 34% (Mato Grosso do Sul).

O projeto, explica o Diretor Geral do Complexo de Patos, Francisco Guedes, existe desde 2009 e de lá para cá vem contribuindo com a gestão de hospitais que integram  Sistema Único de Saúde (SUS). Entre as ações desenvolvidas pelo projeto está a sistematização de processos assistenciais, administrativos e gerenciais, com o objetivo de  reduzir os riscos aos pacientes, familiares e colaboradores e promover melhorias à assistência, seguindo os princípios do Programa Nacional de Segurança do Paciente, do Ministério da Saúde.

O Complexo se integrou ao projeto, com a realização da primeira teleconferência de boas-vindas, em junho de 2021.

Estamos muito felizes com o resultado da avaliação não apenas pelos excelentes índices que atingimos, nem pela superação da meta que nos foi estabelecida, mas, sobretudo, pelas melhorias que implantamos em variados processos e setores que nos deu um ganho de produtividade, eficácia e eficiência e que impacta diretamente na nossa prestação de serviço e assistência e isso tem sido notado não apenas pelos pacientes, mas, também pela equipe”, destacou Francisco, lembrando que o empenho, dedicação, comprometimento e acolhimento do projeto pela equipe fez toda a diferença.

 Esse é um projeto que envolve todos os funcionários, de todas as funções e setores, que para ser bem desenvolvido precisa do esforço de todos, do auxiliar de serviços gerais até o médico. Tivemos boa resposta desde a porta de entrada, centro cirúrgico, farmácia, unidades de internação, CME e foi graças a essa união da equipe que ficamos em primeiro lugar entre os quatro estados que fizeram parte deste projeto”, reitera Francisco, lembrando que isso reforça a importância do serviço no sertão do estado que evolui a cada dia.

Diretor Técnico do Complexo, Dr. Pedro Augusto, destaca a evolução e ganhos da unidade com a sistematização de processos oriundos do projeto.

Com a implementação de metodologias estruturadas de gestão conseguimos otimizar tempo, recursos e espaço, garantimos mais agilidade, segurança e qualidade no atendimento e assistência aos nossos pacientes, além de melhorar fluxos e processos internos que colaboram com essas melhorias e o resultado disto tudo é sentido  pela equipe e, sobretudo, pelos pacientes”, afirma Dr. Pedro.

Sobre o Projeto

O Projeto de Reestruturação de Hospitais Públicos (RHP) é uma ação de intervenção e de instrumentalização em gestão em saúde que desde 2009 desenvolve ações para fortalecer e fomentar melhorias nos processos assistenciais, administrativos e gerenciais dos hospitais do SUS, com enfoque na avaliação e no monitoramento contínuo de processos, na redução de custos e no gerenciamento consciente de recursos humanos e materiais, consequentemente contribui para a padronização de rotina e a redução de riscos aos pacientes, aos familiares e trabalhadores da saúde.

O projeto já contemplou 56 hospitais públicos no país, localizados nas regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste

Assessoria

Compartile:

Tags:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

[the_ad_group id="46"]
Patos Metropole
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.