Patos - PB 18 de julho de 2024

Publicidade

Universidades públicas da Paraíba ofertam mais de 19 mil vagas para curso superior em 2023 via Sisu

Foto: reprodução

O sonho da universidade e de conquistar um diploma de curso superior dos estudantes que querem ingressar nas instituições públicas por meio do Sistema de Seleção Unificada (SISU 2023). A Paraíba oferecerá mais de 19 mil vagas via Sisu, distribuídas na Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), Universidade Federal da Paraíba (UFPB) e Instituto Federal da Paraíba (IFPB).

As notas do Exame Nacional do Ensino Médio – Enem foram divulgadas na última quinta-feira (9). Agora é a vez dos estudantes conferirem a nota e ver se alcançaram a pontuação necessária para o curso dos sonhos.
Com o conhecimento de suas respectivas notas, os candidatos agora vão definir em quais instituições públicas querem ingressar por meio do Sistema de Seleção Unificada.

A Universidade Federal da Paraíba (UFPB) vai ofertar 7.825 vagas distribuídas entre 124 cursos de graduação, sendo a instituição com maior número de vagas, conforme informou a Pró-Reitoria de Graduação (PRG), no Termo de Adesão.

Os cursos com maior número de vagas, considerando os 4 campi da instituição, são Administração com 340 vagas, Ciências Contábeis com 300 vagas, Direito com 400 vagas e Pedagogia com 440 vagas.

Os cursos serão oferecidos nos quatro campi da instituição, localizados nas cidades de João Pessoa e Santa Rita (Campus I), Areia (Campus II), Bananeiras (Campus III) , e Rio Tinto e Mamanguape (Campus IV). Do total de vagas 3.907 serão oferecidas na ampla concorrência, e 3.918 vagas estão reservadas conforme a Lei de Cotas (Lei nº 12.711/2012).

A UFPB oferece ainda a bonificação de inclusão estadual para os candidatos que residam e comprovem a residência no estado da Paraíba, e que tenham estudado integralmente o Ensino Médio em escolas regulares, públicas ou privadas; ou tenham obtido o certificado de Ensino Médio pela Educação de Jovens e Adultos (EJA), ou pelo Exame Nacional para Certificação de Competências para Jovens e Adultos (ENCCEJA) no Estado da Paraíba.

A UEPB ofertará 6.288 vagas, no total, de acordo com o Termo de Adesão diulgado pela universidade no final do mês de outubro e aprovado pelo O Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (Consepe) da Instituição.

Deste total, são 3.004 vagas para ampla concorrência e 3.284 para ações afirmativas, de acordo com a Resolução 003/2022 que estabelece reserva de vagas para pessoas negras, indígenas, ciganas, quilombolas, trans (transexuais, travestis e transgêneros), pessoas com deficiência, pessoas oriundas de escolas públicas e pessoas consideradas em situação de vulnerabilidade socioeconômica que estudaram em escolas privadas com bolsa de estudo integral.

Entre os oito Câmpus da instituição, o que tem maior oferta de vagas é o de Campina Grande, com 3.524 – sendo 1.666 para ampla concorrência. A instituição também oferece bonificação de 10% na nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), conforme a Lei 12.122/2021, para candidatos que tenham cursado todo o ensino médio em instituições (da rede pública e privada) de Ensino do Estado da Paraíba e que residam no estado.

A Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) terá uma oferta de 3.175 vagas. De acordo com a Assessoria de Comunicação da instituição, o Termo de Adesão estava previsto para ser divulgado até esta quarta-feira (9), porém o Ministério da Educação (MEC) não havia concluído a submissão dos termos de todas as instituições de ensino superior em virtude de um problema o sistema.

A instituição terá um critério diferente de bonificação na nota de estudantes paraibanos que prestarem o Enem ou o vestibular especial: nos cursos que tenham até 50% de ocupação de estudantes paraibanos, a bonificação será de 10%; já nos cursos que tenham mais de 50% de ocupação de estudantes paraibanos a bonificação será de 5%.

O Instituto Federal da Paraíba (IFPB) está ofertando 1.740 vagas em 46 cursos de nove campi, para o primeiro semestre de 2023. Segundo a instituição, dois cursos foram incluídos na oferta de vagas nesta edição: Sistemas para Internet com 30 vagas no Campus Picuí e Análise e Desenvolvimento de Sistemas com 40 vagas no Campus Esperança. Do total de vagas ofertadas, 811 são destinadas a ampla concorrência, 871 são para as cotas previstas na Lei nº 12.711/2012 e 58 vagas para as ações afirmativas.

PB Agora

Compartile:

Tags:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE