Patos - PB 23 de fevereiro de 2024

Publicidade

Vigilância Sanitária orienta a população sobre os cuidados ao consumir alimentos nas festas de Carnaval

// Obtém uma referência para o botão de impressão const imprimirBtn = document.getElementById('imprimirBtn');// Adiciona um evento de clique ao botão imprimirBtn.addEventListener('click', function() { window.print(); });
Foto: reprodução

O período de Carnaval é um dos mais esperados do ano, pois é um momento festivo em todas as regiões do País, em que as pessoas buscam os mais diferentes tipos de folia, seja as festas privadas ou os blocos de rua, que arrastam multidões. Mas em qualquer tipo de festa, os foliões param um pouco para comer e recarregar as energias. Portanto, é importante ficar atento a alguns cuidados antes de consumir os alimentos que são comercializados.

A má conservação de alimentos favorece a proliferação de bactérias e fungos que podem contaminar e causar prejuízos ao consumidor. A ingestão de alimentos embalados, manipulados ou preparados de forma inadequada pode causar infecções alimentares e outros danos à saúde.

Por isso, o chefe de Inspeção da Vigilância Sanitária de João Pessoa, Victor Rabelo Viana, orienta que os consumidores devem ficar atentos, primeiramente, às condições de higiene dos estabelecimentos. “Na hora de adquirir os produtos, também é importante conferir as condições de armazenamento e refrigeração dos produtos comercializados”, destaca.

O chefe de Inspeção Sanitária ainda explica que, para identificar se o alimento está impróprio para o consumo, é importante observar algumas características. “Alterações de odor, cor, sabor, consistência e aparência são fatores que demonstram que o alimento não é apropriado para consumo”, afirma.

Cuidados durante o preparo – De forma geral, para uma satisfatória comercialização de alimentos, é fundamental que os manipuladores tenham alguns cuidados básicos. Algumas das orientações da Vigilância Sanitária são: manter uma boa higiene pessoal; lavar bem os alimentos, mantendo-os adequadamente refrigerados; não utilizar anéis, relógios, pulseiras ou quaisquer outros acessórios; utilizar EPIs adequados; manter as bancadas sempre limpas; não utilizar utensílios sem higienização prévia; manter alimentos acondicionados em temperatura adequada conforme orientação do fabricante e manter em recipientes apropriados com tampa para proteção dos alimentos contra vetores.

Como denunciar – Em caso de perceber irregularidades em algum estabelecimento alimentício, o consumidor pode formular uma denúncia na Vigilância Sanitária de João Pessoa, através do número de telefone 3214-7922 (ramal 208); ou por meio da Ouvidoria Setorial da Saúde, pelo número de telefone 160.

Politicaetc

Compartile:

Tags:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE