Patos - PB 15 de novembro de 2025

Publicidade

Em sessão proposta por Veneziano e Hugo Motta, Congresso homenageia 130 anos do TCU

Uma sessão solene do Congresso Nacional nesta quarta-feira (15) celebrou os 130 anos do Tribunal de Contas da União (TCU). A sessão foi pedida pelo Vice-presidente do Senado Federal, o senador Veneziano Vital do Rêgo (MDB-PB), autor da propositura ao lado do deputado federal Hugo Motta (Republicanos-PB). Na abertura da sessão, Veneziano destacou a importância deste órgão de fiscalização auxiliar do país.

“O TCU tem atuado com comprovada competência para proteção do erário público e para a garantia da transparência e da integridade na gestão dos recursos nacionais. A atuação do tribunal tem se revelado essencial para a consolidação da democracia brasileira, ao permitir que a sociedade tenha acesso a informações sobre a gestão dos recursos públicos, ajudando a identificar e corrigir irregularidades”, disse Veneziano.

Participaram também da sessão o Ministro Bruno Dantas, Presidente do TCU; o Ministro Dias Toffoli, do Supremo Tribunal Federal; Roberto Campos Neto, Presidente do Banco Central; Deputado Marcos Pereira, 1º Vice-Presidente do Congresso Nacional; Cezar Miola, Presidente da Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil — ATRICON, dentre outras autoridades.

“Com muita honra presidi, no Plenário do Senado, nesta quarta-feira, a sessão solene para comemorar os 130 anos do Tribunal de Contas da União. Na sessão, que contou com presenças ilustres do órgão, pude parabenizar o trabalho primoroso, de olhar clínico sobre as questões sociais e econômicas, realizado por meu irmão, Ministro Vital do Rêgo, vice-presidente do TCU”, disse Veneziano, ao presidir a sessão.

Ainda segundo Veneziano, o TCU trabalha arduamente para fornecer, ao Parlamento e à sociedade, resultados concretos para o aperfeiçoamento das políticas públicas e para o pleno atendimento de sua missão constitucional. “Na ocasião, agradeci a presença do colega e co-autor do requerimento da sessão (REQ 1/2023) deputado federal Hugo Motta (Republicanos-PB)”, afirmou o emedebista.

O TCU foi criado em 1890, durante a gestão de Rui Barbosa no Ministério da Fazenda. A Corte de Contas só seria instalada no dia 17 de fevereiro de 1893, quando a pasta já era dirigida por Serzedelo Correia.

Confira as fotos da sessão:

Compartile:

Tags:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

[the_ad_group id="46"]
Patos Metropole
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.