Patos - PB 31 de outubro de 2025

Publicidade

Brasil e Israel discutem parceria para compartilhar tecnologias voltadas à inclusão digital

Foto: reprodução

Em breve, Brasil e Israel vão assinar um Memorando de Entendimento para compartilhar experiências na área de tecnologia. A decisão foi anunciada pelo ministro das Comunicações, Juscelino Filho, após reunião com o ministro de Israel, Shlomo Karhi, nesta quinta-feira (2).

Israel é um dos líderes mundiais no desenvolvimento de tecnologia de ponta e inovação — o país, por exemplo, implantou a quinta geração de dados móveis (5G) antes do Brasil. E esse foi um dos temas abordados — inclusive, as potencialidades que a tecnologia trará para a economia. Israel tem avançado bastante na conectividade e garantiu que, até 2025, o país terá cobertura total de fibra óptica.
 

“Foi um encontro muito produtivo, uma excelente oportunidade para trocarmos informações e ideias sobre a implementação do 5G no Brasil e novas tecnologias que possam promover a inclusão digital para os brasileiros”, afirmou Juscelino Filho. O ministro das Comunicações estava acompanhado pelo secretário de Telecomunicações, Maximiliano Martinhão, e pelo chefe da Assessoria Especial de Assuntos Internacionais da Pasta, Jeferson Nacif.
 

VISITAS — Na agenda oficial desta quinta, a delegação brasileira também visitou a sede da Juganu (empresa especializada em iluminação, conectividade e inovação de alta tecnologia), na cidade de Or Yehuda, em Israel. Lá, foram demonstrados equipamentos de monitoramento e sensoriamento que transformam postes de iluminação pública em luminárias inteligentes, possibilitando conexão e gestão diretas das administrações locais.
 

O último compromisso do dia foi na Israel Aerospace Industries (IAI), empresa referência na produção de eletrônicos de alta tecnologia e aviação aeroespacial. A empresa apresentou ao ministro sua estrutura, atualmente composta por quatro divisões: aviação civil, aviação militar, aeroespacial e cibersegurança. Também foram apresentadas as principais características dos satélites lançados e em operação. E, ainda, discutidos temas como o futuro das redes geoestacionárias, das redes de baixa órbita, sustentabilidade e lixo orbital, monitoramento da Terra por satélite com imagens de alta qualidade e softwares preditivos. A IAI é uma empresa estatal que se tornou, em cerca de 30 anos, uma das maiores empresas do mundo no setor de defesa e aeroespacial.
 

AGENDA — Entre as agendas a serem cumpridas nesta sexta-feira (4) está a reunião com o embaixador do Brasil no país, Gerson de Freitas. A delegação brasileira do MCom está em missão internacional desde o último domingo (26) e já passou por Barcelona, na Espanha, onde participou do Mobile World Congress (MWC) 2023, de reuniões bilaterais e de encontros com representantes de empresas do setor de telecomunicações.
 

Ascom MCom

Compartile:

Tags:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

[the_ad_group id="46"]
Patos Metropole
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.