Patos - PB 29 de fevereiro de 2024

Publicidade

Paraíba aplica mais de de 90 mil doses de imunizantes contra várias doenças

// Obtém uma referência para o botão de impressão const imprimirBtn = document.getElementById('imprimirBtn');// Adiciona um evento de clique ao botão imprimirBtn.addEventListener('click', function() { window.print(); });

O Dia D de vacinação contra Covid-19 e Multivacinação, que aconteceu neste sábado (4), registrou a aplicação de  90.057 doses de imunizantes. A mobilização, promovida pela Secretaria de Estado de Saúde (SES), teve como objetivo ampliar a cobertura vacinal em todo o estado e ocorrerá mensalmente. No dia de mobilização, são ofertadas todas as vacinas disponíveis no Sistema Único de Saúde (SUS) para crianças menores de 15 anos, além de vacinas contra covid-19 para todos os públicos contempladas na campanha.

Neste Dia D, foram administradas 65.419 vacinas contra a covid-19, das quais 25.100 são bivalentes; e 24.638 vacinas do calendário básico que incluem: Hepatite B, Penta, Pólio inativada, Pólio oral, Pneumo 10, Meningo C, Febre amarela, Tríplice viral (sarampo, caxumba e rubéola), DTP, Hepatite A, Varicela, Difteria e tétano adulto (dT), Meningocócica ACWY, HPV quadrivalente, dTpa e Influenza.

Lucilo Fonseca está incluído no critério de idade e com direito a receber a dose de vacina bivalente contra covid-19. O seu primeiro compromisso neste sábado foi ir à Unidade de Saúde da Família Integrada Viver Bem, no Jardim 13 de Maio, para buscar a vacina. “Tomei todas as doses anteriores e já garanti também essa nova vacina. É importante a gente estar protegido e vou tomar todas as doses que forem necessárias”, afirmou.

O secretário de Estado da Saúde, Jhony Bezerra, acompanhou o Dia D no Parque da Criança, em Campina Grande, e explicou a importância da vacina bivalente. “São vacinas que protegem contra o vírus nas formas mais recentes, como a variante ômicron. Atualizar e reforçar a proteção são medidas importantes e o avanço dessa campanha tem garantido maior tranquilidade no cenário em relação à covid-19”, observou.

Jhony Bezerra lembra que a ação deste sábado englobou também os imunobiológicos do Programa Nacional de Imunização (PNI). “As chamadas vacinas de rotina também estiveram disponíveis em mais de mil salas dos 223 municípios paraibanos para as crianças menores de 15 anos. São vacinas oferecidas diariamente e que trouxemos para essa mobilização especial a fim de facilitar o acesso da população a essas doses”, explicou.

Foi pensando nessas vacinas que Ana Paula Ferreira levou o pequeno Henzo, de quatro anos, ao posto de vacinação neste sábado. Além da segunda dose contra covid-19, ele também tomou a vacina contra varicela. “Acho importante vacinar para manter as crianças saudáveis e protegidas”, garantiu.

Até as 18h30 deste sábado, os cinco municípios que mais aplicaram vacinas foram João Pessoa (5.994); Campina Grande (4.499); Alagoa Grande (2.820); Sousa (2.455) e Princesa Isabel (1.827).

A partir da próxima segunda-feira (6), serão incluídas na campanha para a vacina bivalente contra covid-19 pessoas com idade a partir de 60 anos. O próximo Dia D de multivacinação da campanha Vacina Mais Paraíba será realizado em abril.

Compartile:

Tags:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE