Patos - PB 23 de junho de 2024

Publicidade

Centro de referência da Paraíba promove projeto NMO Sem Fronteira em prol de doença rara

 

 

No mês de Conscientização da Saúde Visual, conhecido como Março Verde, que alerta sobre a importância dos cuidados com os olhos, o Centro de Referência em Esclerose Múltipla do Estado da Paraíba (CREMPB), em parceria com o Governo do Estado e com a Secretaria de Estado da Saúde (SES-PB), promoverá a iniciativa NMO Sem Fronteiras. A ação tem como objetivo elevar a conscientização sobre o espectro da neuromielite óptica (NMOSD, da sigla em inglês), doença rara inflamatória, autoimune do sistema nervoso central que atinge principalmente os nervos ópticos e a medula espinhal. A iniciativa acontecerá nos dias 10 e 11 de março e irá prestar atendimento gratuito para pacientes e familiares, bem como capacitará médicos e profissionais da área da saúde.

Na ocasião, testes serão ofertados gratuitamente para detecção de anticorpos anti-aquaporina 4, a fim de possibilitar o acesso ao diagnóstico para neuromielite óptica. “Temos a expectativa de que a classe médica passe a solicitar esse exame, no momento adequado, para um diagnóstico precoce e correto,” explica Fernanda Atilo, especialista de produtos na EUROIMMUN Brasil, laboratório responsável pela realização dos testes durante a ação.

Os participantes contarão ainda com uma palestra sobre conscientização e tratamento da doença no Brasil, triagem para confirmação de diagnósticos, e dinâmicas especiais. “Os pacientes e familiares terão um momento único para despertar a criatividade e a imaginação, com atividades para estimular expressão, alegria e invencionice pelo fazer artístico através de uma oficina de artes. Serão disponibilizados os materiais para que todos sejam incentivados a fazer composições visuais aplicando técnicas de desenho e pintura”, conta Roberta Gabriel, do Instituto Gustavo Rosa, parceiro do NMO Sem Fronteiras.

Para Bianca Etelvina Santos de Oliveira, médica neurologista e coordenadora do Centro de Referência em Esclerose Múltipla do Estado da Paraíba (CREMPB), o intuito é envolver toda a comunidade e divulgar a doença rara para a sociedade em geral. “Prevemos uma busca ativa de pessoas com diagnóstico definido ou que preencham critérios de diagnósticos para o espectro da neuromielite óptica,” afirma.

O evento será concentrado em João Pessoa e na cidade de Campina Grande. Para participar, não é necessário inscrição prévia. A ação conta com o apoio da Horizon Therapeutics, empresa de biotecnologia focada no tratamento de doenças inflamatórias raras, autoimunes e graves.

NMO Sem Fronteiras
Programação
Campina Grande: 10 de março, local a definir
João Pessoa: 11 de março, na Rua Dr. Orestes Lisboa SN, bairro Pedro Gondim

 

Assessoria

 

Compartile:

Tags:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE