Patos - PB 20 de maio de 2024

Publicidade

Em comemoração ao dia do artesão, Secretaria de Desenvolvimento Econômico promove um café da manhã na Central do Artesanato

 

Em alusão ao dia do artesão, celebrado no último dia 19, a Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Habitação promoveu um café da manhã para as artesãs, nesta terça-feira (21), na Central de Comercialização do Artesanato, localizado na praça Getúlio Vargas.

A secretária Josemila Nóbrega destacou que seria realizada, no sábado (18) uma feira do artesanato, mas por causa das fortes chuvas não foi possível e a data não poderia ficar sem ser celebrada. Por isso, a realização do café da manhã como forma de enaltecer o artesanato que “hoje ele é voltado para toda a população, para toda uma região e precisamos divulgar esse espaço, um espaço aconchegante, onde você pode adquirir o seu produto, passar na maquineta, nós temos internet e contamos com dezoito artesãos”.

Josemila ressaltou também que a secretaria está sempre realizando feiras em outras cidades, através do Projeto Empresa Amiga, como forma de divulgar o artesanato local, uma vez que muitas das artesãs sobrevivem do seu produto, algumas como renda extra, mas a maioria como a renda principal.

O chefe do setor responsável pela Central de Comercialização do Artesanato, Davi de Pádua, enfatizou que a celebração é uma forma de reconhecer o belo trabalho desenvolvido e destacou o trabalho da gestão municipal na reestruturação do prédio e a atenção recebida pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico. “Quero destacar também que hoje o local tem segurança 24h, então a hora que se chegar no artesanato vai encontrar uma segurança e é dessa forma que a gente respeita esse trabalho cultural que é feito aqui na cidade”, finalizou Davi.

Há mais de 20 anos atuando como artesã, Leoneide Araújo disse que o apoio da prefeitura tem sido fundamental e ela acredita que a tendência é melhorar ainda mais. Leoneide também agradeceu a comemoração e reforçou o orgulho que as artesãs sentem com o trabalho artesanal e das suas habilidades com as mãos.

A Central de Comercialização do Artesanato está situada, na praça Getúlio Vargas e está aberta todos os dias das 8h às 14h. Participaram das homenagens o secretário de Cultura, Turismo e Esporte, Pedro Leitão, de Articulação Social e Orçamento Participativo, Sávio Salvador, o vereador Dércio Motos, colaboradores e a imprensa.

Coordecom

Compartile:

Tags:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE