Patos - PB 26 de abril de 2025

Publicidade

Complexo de Patos cria ‘Escritório de Qualidade’ para avaliar diariamente projetos, prestação de serviço e assistência à população

 

A dinâmica de um hospital que é referência para 89 municípios do sertão paraibano, atende uma média diária de 100 pacientes na Urgência e Emergência, conta com uma equipe de 900 funcionários e tem 148 leitos, é bastante difícil. Atenta a toda essa multiplicidade e na busca de aperfeiçoar e melhorar à prestação de serviço e assistência à população, a direção do Complexo Hospitalar Regional Deputado Janduhy Carneiro de Patos (CHRDJC) criou o ‘Escritório de Qualidade’. Composto por uma equipe técnica multiprofissional, a equipe se reunirá todos os dias, à tarde, de segunda a sexta com o objetivo de melhorar e monitorar a Qualidade e Segurança do paciente dentro da instituição, auxiliando os setores quanto às ações e ferramentas da qualidade.

.”Nestes momentos, avaliamos os indicadores hospitalares e, a partir daí, definimos novas tomadas de decisões na busca de resultados mais positivos em todas as áreas assistenciais do hospital”, explica o Diretor Geral, Francisco Guedes. A equipe trabalha todos os dias na alimentação dos sistemas e indicadores que envolvem todos os projetos desenvolvidos na unidade, a exemplo do Projeto Lean, com a Beneficência Portuguesa, o de Reestruturação de Hospitais Públicos, com  Oswaldo Cruz, o Saúde em Nossas Mãos, o da TeleUTI, com o Hcor de São Paulo, os projetos da Secretaria de Estado de Saúde.

“Cada projeto destes apresenta indicadores que são importantes que norteiam a tomada de decisões e também mensura o trabalho da equipe em todos os setores, a exemplo das UTIs, Enfermarias, Urgência e Emergência”, reitera Francisco. Ele explica ainda que esses indicadores apontam, entre outras informações, a taxa de rotatividade de leitos, o tempo de permanência do paciente na unidade, a taxa de mortalidade, o índice de infecção hospitalar, entre outras informações importantes. “Com a análise destes dados, a Direção Geral, a Direção Técnica e Administrativa, além das coordenações passam a tomar decisões baseada em informações fidedignas, em números, em dados atualizados, que impactam diretamente na melhoria do serviço, na qualidade da assistência e num melhor atendimento aos pacientes e na própria dinâmica do hospital e prestação de serviço”, destaca Francisco.

A Enfermeira e Chefe do Núcleo de Enfermagem do hospital, Maria Josineide Ramalho, lembra que esse processo contínuo de alimentação dos variados sistemas e projetos feito pela equipe do Escritório de Qualidade é um importante caminho para melhoria da prestação de serviços, impactando tanto nas equipes de trabalho, quanto nos serviços relacionados aos pacientes. “Nosso objetivo é buscar um crescimento, desenvolvimento e melhoria da prestação serviço e os dados computados e avaliados pelo Escritório de Qualidade nos dá um bom norte neste sentido”, afirma ela que integra a equipe junto com Coordenadora do NSP, Maria Socorro Rodrigues, a coordenadora da CCIH, Gabriela Matias da Silva, a Coordenadora da Epidemiologia, Natalia Saldanha Ferreira, a responsável técnica de indicadores, Maria Gorete Rezende, além da direção da unidade.

Assessoria

Compartile:

Tags:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

[the_ad_group id="46"]
Patos Metropole
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.