Patos - PB 30 de abril de 2025

Publicidade

Paraíba vai regulamentar o Cordão de Girassol para identificar pessoas com deficiências ocultas

FOTO: reprodução

 

A Comissão de Constituição, Justiça e Redação aprovou, em reunião desta terça-feira (28), a constitucionalidade do Projeto de Lei 109/2023, que regulamenta o uso do “Cordão de Girassol” como instrumento auxiliar de orientação e identificação de pessoas com deficiências ocultas, aquelas que não são imediatamente identificadas, como autismo, transtorno de déficit de atenção, demência, doença de Crohn e fobias extremas. A matéria agora segue para plenário e, aprovada, vai para sanção do governador.

De autoria do deputado Felipe Leitão, a iniciativa já é instrumento de identificação reconhecido e aprovado em diversos países, alguns estados e em cidades brasileiras. O cordão de girassol é uma faixa estreita verde, parecida com os cordões usados em crachás, estampada com desenhos de girassóis e foi criado em 2016 por funcionários do aeroporto Gatwick, em Londres.

A ideia é que, ao utilizar o Cordão de Girassol, as equipes dos estabelecimentos públicos e privados fiquem cientes de que a pessoa pode necessitar de suporte especial, devido a uma doença invisível ou não identificada imediatamente. “É facultado a pessoa com deficiência oculta, o uso do Cordão de Girassol, sem que haja prejuízo ou desrespeito a todo e qualquer direito que faça jus”, complementa o texto da proposta de lei.

Outro projeto de lei aprovado foi o 120/2023, de autoria do deputado Inácio Falcão, que institui a Campanha de Conscientização sobre a depressão no idoso, com a finalidade de promover ações de conscientização e incentivo à busca por atendimento profissional especializado.

Durante a reunião, os parlamentares aprovaram, ainda, o Projeto de Lei 122/2023, de autoria do deputado Galego de Souza. A iniciativa tem como proposta instituir a Política Estadual de Acessibilidade dos Surdos aos Serviços Públicos da Paraíba. “Por meio deste Projeto de lei, busca-se alcançar a todos, em especial os surdos, com os princípios e garantias constitucionais, e consequentemente, subtrair as desigualdades entre os cidadãos. Deste modo, na luta pela igualdade e bem-estar dos cidadãos e percebendo a necessidade de políticas públicas voltadas a atender os anseios dos surdos, busca-se a aprovação dessa proposição, certo de que seus benefícios serão expressivos para toda a população”, detalha o texto da proposta.

Participaram da reunião os deputados Felipe Leitão, Taciano Diniz, Jutay Meneses, João Gonçalves e Eduardo Carneiro.

 

NE9

Compartile:

Tags:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

[the_ad_group id="46"]
Patos Metropole
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.