Foto: reprodução
Uma carreta bi trem, de placas FIL8G15 e RAN7e77, desrespeitou a interdição feita pelo Departamento de Estradas de Rodagem (DER-PB) na Alça Sudeste no acesso à Rotatória do Aeroporto de Patos, nesta quarta-feira (29), e causou um rastro de destruição ao patrimônio público.
O motorista não obedeceu a sinalização feita no trecho pelo DER e STTrans e tentou seguir caminho subindo pela calçada. O resultado foi trágico e as fotos falam por si só.
Era início da noite quando tudo aconteceu e tanto agentes da Superintendência de Trânsito e Transporte Públicos de Patos, como policiais do Batalhão de Policiamento de Trânsito foram até o local para multar o motorista. Ele foi imediatamente levado para Delegacia de Polícia Civil para ser autuado por destruir o patrimônio público.
O motorista do caminhão, Evandro Lopes, disse que vinha Estado do Moto Grosso do Sul com destino a Caicó, no Rio Grande do Norte, quando ao chegar no trecho não teria visto a sinalização, tendo que subir na calçada para evitar algo pior. No caminhão estava o motorista e sua esposa. O blogueiro Rafa do Gás fez algumas imagens da imprudência.
O motorista alegou falta de sinalização no trecho para não seguir outro caminho, dizendo ele que não havia nenhuma placa informando sobre obras no trecho.
No entanto, não é isso que vemos ao andar pelo trecho.
Madiel Conserva, chefe-residente do órgão em Patos, já havia, inclusive, comunicado no final da tarde desta quarta-feira (29), que o trecho ficará interditado até segunda-feira, dia 03, e o acesso ao Aeroporto Brigadeiro Firmino Ayres de Patos sendo feito pelo Loteamento Cidade do Sol.
Placas foram colocadas no trecho, bem como no semáforo que dá acesso a Alça impedindo que veículos passem pelo trecho. Mesmo assim, o motorista preferiu desrespeita a sinalização e não causou imenso prejuízo ao erário público.
“Enquanto estamos executando os serviços”, através da empresa JEF, que deu início aos serviços de recuperação da rotatória do acesso ao Aeroporto de Patos na manhã da última segunda-feira, este trecho ficará fechado”, disse Madiel.
O trecho está localizado na Alça Sudeste, em Patos, mas é de competência do Estado.
O trabalho reiniciado consiste na restabilização do solo. Nos dias seguintes, serão executados imprimação e TSD, colocação do asfalto neste fim de semana caso as chuvas deem uma trégua.
Elucinaldo Laurindo, superintendente da STTRans, fez um apelo para que isso não ocorra mais já que não há necessidade de os motoristas não respeitarem a sinalização imposta. “Nós tivemos a preocupação de dá outras alternativas para todos seguirem caminho sem prejudicar a obra e o patrimônio público”, disse ele.
Fonte: Vicente Conserva – 40 Graus