Foto – reprodução
O mototaxista patoense Miguel Sousa, de 55 anos, sofreu um grave infarto nesse domingo (2), em Patos. Ele mora no bairro Bivar Olinto e passou mal enquanto estava no ponto de trabalho a espera de cliente.
Ele pediu ajuda a uma pessoa que passava na rua e foi levado pelos Bombeiros para o hospital Regional.
Na unidade, ele passou por um cateterismo e uma angioplastia e nesta segunda-feira (3) recebeu a equipe da TV Sol com exclusividade e falou sobre como tudo aconteceu.
O médico cardiologista e hemodinamicista Dr. Luan Martins acompanhou a conversa e detalhou todo o quadro de saúde do paciente desde a entrada na unidade até o momento atual de recuperação.
ACOMPANHE A ENTREVISTA COM MIGUEL SOUSA
SINTOMAS
Eu senti um escurecimento de vista, uma dor faltando o fôlego, um suor frio e uma agonia. Ia passando um senhor e eu pedi ajuda “me socorra aqui que eu tô passando mal”, aí ele ligou para o Samu, que demorou, ligou para os Bombeiros e eles (Bombeiros) prestaram socorro e vim aqui diretamente para o hospital e aqui, graças a Deus, fui bem atendido e estou contando vitória, né”.
SENTIMENTO
Fui muito bem atendido por excelentes profissionais, renasci de novo, né, uma vida nova. Tô feliz, graças a Deus estou feliz.
ACOMPANHE A ENTREVISTA DR. LUAN MARTINS
DIAGNÓSTICO E PROCEDIMENTOS REALIZADOS
O seu Miguel ontem chegou por volta de 12h30 no Hospital Regional de Patos, os colegas clínicos acionaram o serviço de Hemodinâmica da PB Saúde, através do Coração Paraibano, que é um programa para resolver esses casos de urgência e emergência cardiológica, e aí a gente identificou um grande infarto no coração que acometia toda a parede inferior do coração e levamos de imediato para a cateterismo cardíaco aqui dentro do regional mesmo no serviço de hemodinâmica. Aí fizemos o cateterismo e no procedimento foi identificado um coágulo que estava obstruindo a grande artéria coronária, um coágulo de trombo. Então fizemos a angioplastia que recanalizou a artéria”.
Esse tempo do diagnóstico até o paciente entrar na sala de hemodinâmica foi em torno de 12 minutos. Isso é um tempo porta balão, é um tempo recorde e aí teve o benefício ao paciente que entrou grave e saiu com as funções do coração preservadas”.
GRAVIDADE E IMPORTÂNCIA DO TRATAMENTO PRECOCE
O infarto dele foi grave, que a gente chama de infarto com supra. Então esse tipo de infarto leva a morte, leva a perda irreversível de parte do músculo cardíaco e paciente fica com sequela permanente que a gente chama de insuficiência cardíaca. Então, quanto mais precoce for o tratamento, quanto mais precoce o cateterismo cardíaco mais chance esse paciente tem de ficar sem nenhuma sequela e ter o coração funcionando normalmente”.
O dele é um caso até espetacular, pois ele entrou com um eletro totalmente alterado e saiu da sala de hemodinâmica com o eletro completamente normal. A gente vai entregar o paciente sem nenhuma sequela cardiológica”.
ALTA
Como procedimento foi bem-sucedido, o paciente está bem, consciente e estável, ele vai ter alta em 72h.
CORAÇÃO PARAIBANO – SERVIÇO DE HEMODINÂMICA
O paciente tem alguma urgência cardiológica agora não precisa mais ir para a capital João Pessoa ou Campina Grande. Vem para Patos e aqui recebe todo o tratamento. A tecnologia que salva veio até o Sertão. Agora os sertanejos têm a oportunidade de receber o tratamento em tempo hábil e adequado no próprio Sertão. Esse é o objetivo do Coração Paraibano do Governo do Estado”.
Por Portal TV Sol