Assessoria
“Queremos te ouvir!”, foi com esse objetivo que a Prefeitura de Cacimbas, através de sua equipe de governo, realizou a plenária do Orçamento Democrático na manhã desta terça-feira (17/04), na Câmara Municipal, Casa Maria do Socorro Melo. O evento contou com algumas lideranças comunitárias, secretários municipais, representantes do poder público e alguns vereadores da base governista.
A Secretária de Planejamento, Gabriela Almeida e Sebastião Contador, destacaram a importância desses momentos de debates entre poder público e sociedade civil, pois segundo eles, antes tais instrumentos eram elaborados por técnicos nos escritórios que desconheciam completamente as reais necessidades da população.
Apesar da ampla divulgação nos diversos canais, e a prefeitura oferecer toda a logística necessária, foi percebido a ausência de várias representatividades, o que dificultou a construção e consolidação de algumas propostas consideradas prioritárias para os respectivos setores.
De acordo com Gabriela, “outro desafio a ser superado é a desinformação de algumas pessoas que se tornam vulneráveis a propagação de noticias de cunho politiqueiro, espalhadas nas redes sociais por indivíduos que se aproveitam da situação e para aparecerem, pois não participam dos debates e apesar de terem tido a oportunidade de fazerem projetos de melhoria para população, nunca fizeram”, argumentou.
Dentre as principais demandas elencadas pelas comunidades estão:
Construção e recuperação de açudes, ginásios e quadras de esportes, estradas vicinais, escolas, praças, conclusão da Adutora para abastecer a cidade e o Distrito, aquisição de tratores e máquinas agrícolas, reestruturação dos prédios públicos, criação de centro de zoonoses para animais abandonados, realização de festas culturais e eventos esportivos.
Também foi solicitado, a implantação do piso salarial da enfermagem, construção de casas populares, cisternas e módulos sanitários, implantação de Posto Policial no Distrito, construção de Sede própria para o Conselho Tutelar e um CREAS municipal, melhorias no transporte de estudantes e da saúde, assistências as comunidades quilombolas, dentre outras.
A palavra foi facultada aos presentes que discursaram e elogiaram a iniciativa do poder público pela coragem de debater os principais problemas com a população e juntos buscarem soluções viáveis de acordo com o orçamento vigente.
Vamberto Ferreira e Antônio Marcos fizeram alguns esclarecimentos e uma breve prestação de contas nas áreas do Esporte e Educação, respectivamente, onde atribuíram alguns impasses na liberação do campo de futebol e da Creche Municipal, por exemplo, a pendências deixadas pelo governo passado, mas que estão trabalhando para resolver os entraves.
O vereador Paulo Araújo Leite e a Vereadora Patrícia Nataly, reprovaram a atitude de pessoas que criticam apenas com o intuito de atrapalhar a gestão e defendem a participação popular nas tomadas de decisões envolvendo recursos públicos. Para eles, as lideranças precisam está sempre atentas às demandas das comunidades cada um é capaz de avaliar o quanto o município já realizou em todas as áreas.
A Prefeitura disponibilizou o link para as pessoas registrarem suas ações e uma equipe para atender presencialmente na própria prefeitura até o dia 28 do corrente mês.
Assessoria