A cidade de Patos sediou, nesta sexta-feira, dia 05 de maio, o 3° Encontro dos municípios participantes do Consórcio do Médio Sertão das Espinharas. O evento, que ocorreu na sede do NDI, recebeu mais de 40 representantes dos municípios da região com o intuito de criar o consórcio de Serviço de Inspeção Municipal (SIM).
O prefeito de Patos, Nabor Wanderley, juntamente com o secretário de agricultura do município Ferré Maxixe, recepcionou os prefeitos, secretários e demais representantes para assistirem à explanação relacionada à elaboração de intenções DO estatuto que irá reger a entidade, momento abordado pelo consultor jurídico do município, Rildian Filho.
Um dos objetivos do SIM é assegurar e prestar os serviços de inspeção e fiscalização sanitária animal e vegetal de acordo com os princípios e definições da sanidade agropecuária nos municípios consorciados. O Serviço será composto por agente administrativo, médico veterinário, engenheiro agrônomo, engenheiro de alimentos e auxiliar veterinário.
O secretário de agricultura de Patos, Ferré Maxixe, disse que o encontro representou um avanço na área de inspeção.
“É importante a inspeção para quem adquire os produtos que vêm de origem animal ou de quem vai fornecer porque vai ter a garantia de um produto que é inspecionado, assim como a pessoa que vai vender essa mercadoria vai ter valor agregado”, afirmou.
Agora, o regulamento será analisado por todos os municípios e, após isso, encaminhado para as Câmaras Municipais.
Aluísio Alves é secretário de agricultura do município de São José de Espinharas, e comemorou os benefícios que chegarão com o consórcio.
“É muito importante para região, pois são 27 municípios que agregam esse consórcio. E nós que somos de São José de Espinharas forma uma cadeia, hoje estamos entre os dez maiores produtores de leite do município e estamos em 8° lugar na Paraíba… então, isso vai agregar valores aos nossos produtos para que tenhamos condições de que os nossos produtos sejam exportados”, celebrou.
Outros encontros ocorrerão para finalizar a criação do Consórcio de Serviço de Inspeção Municipal.
Coordecom