Patos - PB 7 de julho de 2024

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Caprinovinocultura: Curimataú da Paraíba passa a contar com agroindústria para beneficiamento de leite

 

Os empreendedores da caprinovinocultura do Curimataú da Paraíba passaram a contar, nesta terça-feira (6), com uma agroindústria para o beneficiamento do leite produzido na região e a fabricação de seus derivados. O laticínio, que é o primeiro oriundo de reforma agrária na Paraíba, fica localizado no assentamento Che Guevara, no Sítio Pedra D’água, no município de Casserengue. O Sebrae/PB é um dos apoiadores da agroindústria, que deve beneficiar cerca de 70 produtores rurais da região. 

Idealizado pela Cooperativa de Produção e Comercialização dos Caprinocultores e Ovinocultores do Curimataú Paraibano (COOPAC), o novo laticínio tem capacidade para o processamento de três mil litros de leite por dia, com foco na produção de queijos, iogurtes e outros derivados. Com a inauguração, os produtores de Casserengue e região não precisarão mais transferir o beneficiamento do leite para o Cariri, diminuindo os custos e fortalecendo a cadeia produtiva da região. 

Conforme destaca o gerente regional do Sebrae/PB em Araruna, Marcílio Santos, a nova unidade de produção vai contribuir com o desenvolvimento econômico e social do Curimataú, beneficiando não só Casserengue, mas municípios como Barra de Santa Rosa, Sossego, Algodão de Jandaíra, Picuí, Nova Floresta e Damião. 

“Estamos falando de uma unidade bastante moderna, que já nasce como uma empresa grande, com capacidade de produzir até dez mil litros de leite por dia. É um espaço que irá impactar bastante a economia da região, empregando 15 pessoas em chão de fábrica, mas que poderá beneficiar até 200 produtores. Além disso, já começa suas atividades com a segurança de poder entregar a sua produção para 32 escola do Curimataú e do Brejo. Então, é um empreendimento que surge com uma perspectiva enorme de sucesso”, pontuou o gerente.  

Por sua vez, a analista técnica do Sebrae/PB, Heloísa Diniz, ressaltou que a instituição já realizou duas consultorias com a COOPAC, que surgiu em 2018 e conseguiu ampliar a produção nos últimos anos, com foco em gestão financeira e para a elaboração da marca dos produtos que serão fabricados pela cooperativa, a Nutrilê.  

“O apoio do Sebrae começou com essa consultoria na área financeira, porque os produtores estavam querendo montar a agroindústria e ter um direcionamento, já que se trata de uma ação cooperativa. Além disso, também realizamos uma consultoria de marketing para a elaboração da marca Nutrilê, destinada à venda dos produtos derivados”, explicou a analista, ao destacar que outras ações estão em curso, como o apoio para a criação das embalagens dos produtos Nutrilê, em conjunto com outros parceiros, como as prefeituras da região e o Governo do Paraíba.

UNIDADE DE COMUNICAÇÃO E MARKETING – SEBRAE PARAÍBA

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