Patos - PB 9 de maio de 2025

Publicidade

Caprinovinocultura: Curimataú da Paraíba passa a contar com agroindústria para beneficiamento de leite

 

Os empreendedores da caprinovinocultura do Curimataú da Paraíba passaram a contar, nesta terça-feira (6), com uma agroindústria para o beneficiamento do leite produzido na região e a fabricação de seus derivados. O laticínio, que é o primeiro oriundo de reforma agrária na Paraíba, fica localizado no assentamento Che Guevara, no Sítio Pedra D’água, no município de Casserengue. O Sebrae/PB é um dos apoiadores da agroindústria, que deve beneficiar cerca de 70 produtores rurais da região. 

Idealizado pela Cooperativa de Produção e Comercialização dos Caprinocultores e Ovinocultores do Curimataú Paraibano (COOPAC), o novo laticínio tem capacidade para o processamento de três mil litros de leite por dia, com foco na produção de queijos, iogurtes e outros derivados. Com a inauguração, os produtores de Casserengue e região não precisarão mais transferir o beneficiamento do leite para o Cariri, diminuindo os custos e fortalecendo a cadeia produtiva da região. 

Conforme destaca o gerente regional do Sebrae/PB em Araruna, Marcílio Santos, a nova unidade de produção vai contribuir com o desenvolvimento econômico e social do Curimataú, beneficiando não só Casserengue, mas municípios como Barra de Santa Rosa, Sossego, Algodão de Jandaíra, Picuí, Nova Floresta e Damião. 

“Estamos falando de uma unidade bastante moderna, que já nasce como uma empresa grande, com capacidade de produzir até dez mil litros de leite por dia. É um espaço que irá impactar bastante a economia da região, empregando 15 pessoas em chão de fábrica, mas que poderá beneficiar até 200 produtores. Além disso, já começa suas atividades com a segurança de poder entregar a sua produção para 32 escola do Curimataú e do Brejo. Então, é um empreendimento que surge com uma perspectiva enorme de sucesso”, pontuou o gerente.  

Por sua vez, a analista técnica do Sebrae/PB, Heloísa Diniz, ressaltou que a instituição já realizou duas consultorias com a COOPAC, que surgiu em 2018 e conseguiu ampliar a produção nos últimos anos, com foco em gestão financeira e para a elaboração da marca dos produtos que serão fabricados pela cooperativa, a Nutrilê.  

“O apoio do Sebrae começou com essa consultoria na área financeira, porque os produtores estavam querendo montar a agroindústria e ter um direcionamento, já que se trata de uma ação cooperativa. Além disso, também realizamos uma consultoria de marketing para a elaboração da marca Nutrilê, destinada à venda dos produtos derivados”, explicou a analista, ao destacar que outras ações estão em curso, como o apoio para a criação das embalagens dos produtos Nutrilê, em conjunto com outros parceiros, como as prefeituras da região e o Governo do Paraíba.

UNIDADE DE COMUNICAÇÃO E MARKETING – SEBRAE PARAÍBA

Compartile:

Tags:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

[the_ad_group id="46"]
Patos Metropole
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.