Na manhã desta quarta-feira, 28/06, o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgou o resultado oficial do Censo 2022.
Segundo o órgão, o município de Patos contabilizou 103.165 habitantes, número abaixo dos 108.766 registrados em 2021 (uma diminuição de 5.601 habitantes), o que ocasionou uma série de comentários por parte da população, que esperava um aumento populacional significativo. “Tá muito errado esse IBGE. Patos tem pelo menos 130 mil habitantes, o problema que têm muitos que votam em outras cidades e tem medo de dizer que mora aqui”, disse um dos leitores da Folha Patoense.
“Muito mal feito esse recenseamento, procurei várias vezes o pessoal do IBGE pra passarem em minha residência e não foram. Vi relatos de vários colegas que não entraram nessa contagem, quem perde é nossa cidade”, disse outro.
Em abril, o gerente local do IBGE, Gerônimo Carvalho, informou que 471 domicílios se negaram a receber o recenseador, o que atrapalhou a coleta. Os funcionários foram 16 vezes nestas residências, mas não foram recebidos. 985 domicílios também se recusaram a dar entrevistas. A quantidade de recusas impressionou Gerônimo, que disse que no censo de 2010 apenas 12 recusas foram registradas em Patos.
Folha Patoense