Patos - PB 13 de julho de 2025

Publicidade

Em primeira votação e por maioria, Projeto do executivo que institui o Programa Reurb, em Patos, é aprovado

 

O prefeito de Patos, Nabor Wanderley, enviou para a Câmara Municipal o Projeto de Lei de autoria do executivo n° 27/2023 que institui o Programa de Regularização Fundiária Urbana (Reurb) a fim de identificar os núcleos urbanos formais consolidados no âmbito do município de Patos e promover sua regularização, constituindo direitos reais às unidades imobiliárias existentes e assegurando a prestação de serviços públicos a seus ocupantes.

Nesta terça-feira, dia 08 de agosto, a Câmara Municipal, aprovou em primeira votação o referido Projeto, por maioria, sendo que esse foi apreciado pela Comissão de Constituição e Justiça, tendo a presença da fiscal de tributos da Prefeitura, Méryclis D’Medeiros, que detalhou o documento para os vereadores presentes, Tide Eduardo (presidente da Câmara) e os membros da CCJ, Davi Maia e Willami Lucena (Willami da Farmácia).

De acordo com Meryclis D’Medeiros, o Reurb-S regulariza as situações imobiliárias em que os munícipes não têm o título de propriedade, ou seja, não têm, registro ou escritura definida.

“Há um grande problema porque ao longo dos anos há loteamentos irregulares, há vendas particulares de promessa de compra e venda que não podem ser regularizadas no cartório porque, às vezes, tem problema na matrícula, na transmissão. As leis anteriores apenas davam direito à regularização da legitimação de posse que teria que aguardar dez anos e até mais para converter a posse em propriedade. E essa lei quebra essa cadeia, ela faz com que o município, de forma mais rápida, consiga titular seu imóvel”, explicou Méryclis.

A regularização Fundiária de Interesse Social (Reurb-S) será custeada pelo município, sendo esta aplicável aos núcleos urbanos informais consolidados cuja ocupação por população de baixa renda seja igual ou superior a 50%. Já a regularização fundiária de Interesse Específico (Reurb-E) será contratada e custeada por seus potenciais beneficiários ou requerentes privados, preferencialmente por meio de associação de moradores.

Para a fiscal de tributos, o projeto enviado à Câmara pelo prefeito Nabor Wanderley “é um marco na questão urbanística de Patos”.

O projeto segue para segunda votação na quinta-feira, dia 10, em sessão na Casa Legislativa.

Coordecom

Compartile:

Tags:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

[the_ad_group id="46"]
Patos Metropole
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.