Patos - PB 26 de dezembro de 2025

Publicidade

Pacientes do Hospital do Bem, em Patos, passam a contar com laserterapia na prevenção e tratamento de doenças orais

Melhorar a qualidade de vida dos pacientes oncológicos em tratamento, prevenindo e tratando complicações orais que possam dificultar a alimentação e, consequentemente, prejudicar o tratamento quimioterápico. Esta é a proposta do projeto “Luz é Vida Saúde e Bem-Estar” que o Hospital do Bem, unidade da rede estadual de saúde, em parceria com a Clínica Escola de Odontologia da UFCG, começou a desenvolver com os pacientes de Patos. A prevenção e tratamento laserterápico está sendo ofertada em casos de trismo, xerostomia, mucositose oral, ulcerações e aftas e em casos de infecções fúngicas e bacterianas orais.

O projeto consiste no acompanhamento semanal dos pacientes em tratamento quimioterápico do Hospital do Bem, durante a realização dos ciclos da quimioterapia. “Se esses pacientes desenvolverem alguma complicação oral neste processo, iremos intervir com a laserterapia, melhorando a qualidade de vida deles e prevenindo complicações que possam dificultar sua alimentação e, consequentemente, prejudicar o tratamento quimioterápico que é tão importante”, explica o professor adjunto do curso de Odontologia da UFCG e coordenador do projeto, João Nilton Lopes de Sousa, que tem doutorado em laserterapia.

“Quando a terapia é realizada com laser, por meio da fotobiomodulação tecidual, o paciente não precisa tomar mais um medicamento dentre tantos que já faz uso em decorrência do tratamento oncológico”, explica o coordenador do Projeto. Segundo ele, o número de sessões vai depender da modalidade terapêutica, que pode prevenir a mucosite ou tratar as lesões já presentes, podendo variar de 4 a 10 sessões. As sessões serão realizadas durante o ciclo da quimioterapia no Hospital do Bem ou nos leitos das enfermarias, caso o paciente esteja internado. Em geral, cada sessão demora em torno seis minutos.

“Essa parceria entre o Hospital do Bem e a UFCG é mais um diferencial de nossa unidade e reforça a preocupação e cuidado que temos em colocar à disposição de nossos pacientes serviços que lhes assegurem, além de um tratamento adequado e eficaz, o algo mais que, neste caso, consiste num cuidado que propicia bem-estar e uma melhor qualidade de vida para eles”, afirma o diretor geral do Complexo Hospitalar Regional Deputado Janduhy Carneiro, (CHRDJC), de Patos, Francisco Guedes, ao qual o Hospital do Bem está integrado.

Na prevenção, a laserterapia será aplicada até cinco vezes na semana, com tempo de exposição de 20 segundos por ponto, com duração média de 10-15 minutos por paciente. Já no tratamento, o tempo de aplicação será de 30 a 40 segundos por ponto, com até cinco sessões por semana. Os protocolos, no entanto, podem variar com base no estado do paciente, sinais e sintomas apresentados por ele, além da extensão e localização das lesões.

Sobre laserterapia – Ela é uma modalidade terapêutica consagrada na literatura para o tratamento da mucosite, inflamação da mucosa bucal, que é comum em pacientes submetidos à quimioterapia ou radioterapia e apresenta excelentes resultados na prevenção e controle de diversas condições, além de possibilitar ao paciente uma alimentação adequada, que é fundamental para a continuidade do tratamento. É um tratamento de aplicação simples, segura, que reduz a inflamação local, alivia a dor e traz mais conforto para o paciente. É indicada em pacientes oncológicos quando há mucositose oral, xerostomia, disgeusia, edema, cárie por radiação, radiodermite, hemorragia, osteorradionecrose, trismo, entre outras intercorrências na boca.

Assessoria

Compartile:

Tags:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

[the_ad_group id="46"]
Patos Metropole
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.