O deputado estadual Gilberto Tolentino Leite (Gilbertinho), tem demonstrado preocupação com a situação financeira dos demais municípios paraibanos, diante das quedas nos repasses do Fundo de Participação.
Em julho foi verificada redução de 34% e a partir do final deste mês de agosto a previsão é que as prefeituras continuem recebendo valores menores do que vinham sendo repassados no mesmo período do ano passado.
O parlamentar expressou a preocupação de todos os prefeitos da região, em especial de municípios que o mesmo atua politicamente.
A realidade pode afetar diretamente o pagamento de salários de servidores e fornecedores, comprometendo ainda ações e projetos de governo em benefício da população.
“Vejo com muta preocupação a situação desses municípios, cujos prefeitos estão buscando soluções para evitar o caos e a inviabilidade das gestões. Nesse engajamento, também me coloco a inteira disposição na defesa da necessidade que hoje se torna urgente e buscar nessa luta a uma mobilização que possa sensibilizar o governo federal para analisar com bons olhos esses repasses condicionais”, afirmou o parlamentar.
O FPM é o principal recurso de um município e com perspectiva de novas reduções no mês de setembro a situação que já é difícil pode ficar insustentável.
Marcelino Neto