Patos - PB 22 de fevereiro de 2024

Publicidade

Feriado prolongado intensifica atendimentos no Hospital Regional de Patos

// Obtém uma referência para o botão de impressão const imprimirBtn = document.getElementById('imprimirBtn');// Adiciona um evento de clique ao botão imprimirBtn.addEventListener('click', function() { window.print(); });

 

O feriado prolongado movimentou o plantão de urgência e emergência do Complexo Hospitalar Regional Deputado Janduhy Carneiro (CHRDJC), em Patos, unidade pertencente à rede de saúde do Governo da Paraíba. Entre as 18h da quarta-feira (6) e a meia-noite do domingo (10), foi contabilizada a entrada de 348 pacientes na urgência da unidade – na demanda habitual, cerca de 200 pessoas procuram atendimento médico aos finais de semana. No mesmo período foram realizadas 45 cirurgias, sendo 27 de urgência e 18 eletivas, que estavam programadas previamente.

 

Apesar de a maioria dos pacientes apresentarem queixas de dores, foram registrados 57 incidentes envolvendo quedas e 10 com mordeduras de animais. Dos 348 pacientes atendidos, 33 foram vítimas de acidentes de trânsito, a maioria com motocicletas (26). Entre os envolvidos, 17 são residentes do município de Patos e os demais entre residentes de Água Branca, Cacimbas, Coremas, Emas, Mãe D´Água, Malta, Paulista, Santa Luzia, Tavares, Teixeira e Condado. Apenas quatro pacientes precisaram permanecer internados para cuidados e procedimentos posteriores.

 

De acordo com o diretor técnico do Hospital Regional de Patos, Pedro Augusto, o número de atendimentos teve discreto aumento já esperado em decorrência do feriado. “Foi um período de aumento sensível de demanda, mas que não teve nenhuma intercorrência diferente das demandas habituais de plantões de finais de semana”.

 

O plantão de maior movimento foi o da quinta-feira (7), quando 95 pacientes foram atendidos na urgência, seguido pelo da sexta-feira (8), com 81 atendimentos e domingo (10), com 78. No sábado (9), 69 usuários deram entrada na unidade e na quarta-feira à noite, outras 25 pessoas foram atendidas.

 

Dos 45 procedimentos cirúrgicos realizados na unidade no período, 17 casos foram de cirurgia ortopédica; 11 de cirurgia-geral; nove procedimentos vasculares; cinco cirurgias oncológicas e ainda três bucomaxilo.

 

Assessoria

Compartile:

Tags:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE