A Paraíba registrou 14 mortes por meningite bacteriana em 2023. De acordo com dados da Secretaria de Estado da Saúde (SES), 52 diagnósticos da doença foram registrados no estado. Em João Pessoa, são 14 casos confirmados e uma morte.
Em 2022, o estado teve 70 casos de meningite e 16 óbitos. Na capital, duas pessoas morreram entre 19 diagnósticos.
A meningite é uma infecção das membranas que recobrem o cérebro, chamadas meninges. A doença é causada por bactérias ou vírus, porém, nem todas são contagiosas ou transmissíveis. Apesar de pessoas de qualquer idade estarem suscetíveis a contrair meningite, crianças menores de 5 anos são as mais atingidas.
O Sistema Único de Saúde, por meio do Programa Nacional de Imunização (PNI), oferece na assistência preventiva as vacinas contra as formas mais graves de Meningite, que são: Meningite tipo C (a proteção está contida na vacina Meningo C); Meningite por pneumococo (a proteção está contida na vacina Pneumo 10); Meningite por Haemophilus influenzae (a proteção está contida na vacina Pentavalente) e a Meningite tuberculosa (a vacina BCG protege contra a meningite tuberculosa).
Esquema vacinal para Meningite:
Meningite tipo C (a proteção está contida na vacina Meningo C):
– crianças (1ª dose aos 3 meses; 2ª dose aos 5 meses; e reforço entre 12 meses e 4 anos 11 meses e 29 dias); Até julho, a vacina está disponível para crianças de 5 a 10 anos;
– adolescentes entre 11 e 14 anos – 1ª dose com a ACWY.
Meningite por pneumococo (a proteção está contida na vacina Pneumo 10):
– crianças (1ª dose aos 2 meses; 2ª dose aos 4 meses; e reforço entre 12 meses e 4 anos 11 meses e 29 dias).
Meningite por Haemophilus influenzae (a proteção está contida na vacina Pentavalente):
– crianças (1ª dose aos 2 meses; 2ª dose aos 4 meses; e 3ª dose aos 6 meses).
Meningite tuberculosa (a vacina BCG protege contra a meningite tuberculosa):
– crianças, ao nascer.
Com Portal T5