Patos - PB 18 de janeiro de 2025

Publicidade

MPPB investiga vaquejada ‘clandestina’ que promete R$ 12 mil em prêmios, no Sertão

 

Ministério Público da Paraíba, por meio da Promotoria de Justiça de São José de Piranhas, instaurou um inquérito civil após denúncia da Associação Brasileira de Vaquejada (ABVAQ) sobre a 2ª Grande Vaquejada do Parque Durézão, que está prevista para acontecer entre os dias 27 a 29 de outubro, em Bonito de Santa Fé. De acordo com a denúncia, se trata de uma vaquejada clandestina.

O evento em questão promete R$ 12 mil em prêmios e é realizado por Adalberto Araruna e Albert Araruna, com produção da BIBO Produções.

O objetivo do inquérito civil é assegurar a observância de cuidados necessários à proteção e bem-estar dos animais no evento de vaquejada e impedir qualquer prática ou situação que configure maus-tratos ou que submetam os animais a crueldade.

De acordo com a ABVAQ, o evento não teria cumprido as normas estabelecidas pelo Regulamento Geral da Vaquejada, reconhecido pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento.

O promotor de Justiça Sávio Pinto Damasceno determinou a promoção de toda e qualquer diligência preparatória necessária e o envio de recomendações expedidas nos autos ao prefeito, presidente da Câmara de Vereadores e secretário do Meio Ambiente de Bonito de Santa Fé; à Defesa Agropecuária do Estado da Paraíba; à ABVAQ e ao organizador da vaquejada do Parque Durézão; e o informe ao CAOP do Meio Ambiente a instauração do procedimento.

Veja vídeo do evento:

 

Veja documento:

Compartile:

Tags:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

[the_ad_group id="46"]