Na manhã desta quarta-feira (1) foram diplomados os dez Conselheiros Tutelares e os oito suplentes, eleitos no dia 1 de outubro. A diplomação aconteceu no auditório da OAB/Patos e contou com a presença do vice-prefeito de Patos, Jacob Souto, que ressaltou a responsabilidade que os conselheiros terão nos próximos quatro anos.
“Acompanhar no dia-a-dia, os 365 dias do ano, verificando se os direitos das crianças e dos adolescentes foram violados. A gente vê que o trabalho deles é um trabalho muito bonito e que tem que ser realmente trabalhado em sintonia, principalmente, com algumas secretarias, com a de Desenvolvimento Social aqui do nosso município”, ressaltou.
Além do vice-prefeito, estiveram presentes o procurador do município, Alexsandro Lacerda, que durante a sua fala destacou a lisura do processo eleitoral, o chefe de gabinete, Pedro Leitão, a representante da 7ª Vara da Infância e Juventude, Lúcia Lima, o secretário de Articulação Social, Sávio Salvador, a secretária de Desenvolvimento Social, Helena Wanderley, e o presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA), Samyr Xavier.
Para Maria Lidiane, Conselheira Tutelar eleita pela primeira vez para atuar no Conselho Sul afirmou que a sua expectativa é “desempenhar um papel com excelência, procurando cada dia mais me aperfeiçoar, estudando direito da criança e do adolescente, que se encontra no ECA, cumprir a minha missão com responsabilidade e dedicação para com todas as nossas crianças e adolescentes da cidade de Patos”.
O secretário de Articulação Social do município, Sávio Salvador, lembrou de todo o suporte dado pela gestão durante o processo eleitoral e enfatizou que tanto os novos conselheiros como os reconduzidos precisam dar atenção necessária às crianças e adolescentes, fazendo com que a proteção aconteça de forma efetiva.
Já a secretária de Desenvolvimento Social, Helena Wanderley, falou da importância do trabalho desempenhado pelos conselheiros tutelares junto a toda rede de proteção e garantia dos direitos da criança e adolescente, e que “agora a gente possa realmente fortalecer cada vez mais essa rede de cuidados, essa rede de proteção, e dizer a todos os conselheiros tutelares que as portas da Secretaria de Desenvolvimento Social estão abertas para que a gente possa trabalhar juntos, porque é isso que é importante. Intersetorialidade, fortalecendo a rede e cuidando realmente de nossas crianças e adolescentes, tanto no presente como garantindo um futuro melhor para eles, numa cultura de paz, com menos violência”.
Confira relação dos Conselheiros Tutelares e suplentes eleitos:
ConselhoSul
1º lugar – Zedilma
2º lugar – Elias do mutirão
3º lugar – Prof Tia Patrícia
4º lugar – Lidiane
5º lugar – Salma
1º suplente – Lucinha
2º suplente – Geane
3ºsuplente-RodrigoAlves
ConselhoNorte
1º lugar – Marina
2º lugar – Cianinha
3º lugar – Dinorah
4º lugar – Gatto Preto
5º lugar – Diinha
1º suplente – Fabíola
2º suplente – Djalene
3º suplente – Weverton tom
4º suplente – Rejane
5º suplente – José Ronaldo