Comprometida com o dever de fornecer uma alimentação de qualidade e nutritiva, a Prefeitura de Patos por meio da Secretaria municipal de Educação ofertou merenda escolar para quase 11 mil alunos da Rede Municipal de Ensino ao longo desse ano. Diariamente, foram 15.974 refeições servidas, o que perfaz aproximadamente 320 mil refeições por mês.
Nas creches e no Centro de Educação Infantil (CEI) são oferecidas 6.514 refeições diariamente, sendo 4.300 refeições nas unidades de ensino integral, onde são ofertadas três refeições para os alunos – café da manhã, almoço e lanche -, e 2.214 refeições nas unidades de ensino parcial. Já para os alunos de ensino fundamental e pré-escola das zonas urbana e rural, é servida a merenda no intervalo/recreio. São 8.028 refeições ao dia.
Além disso, para os 402 alunos das três escolas de tempo integral – EMEF Nina Nóbrega, no sítio Campo Comprido; EMEF Antônio Guedes, no Mutirão; CIEP IV Alfredo Lustosa/Aggeu de Castro – a Secretaria disponibiliza 1.206 refeições diariamente, sendo o café da manhã, almoço e lanche. E, por fim, na Educação de Jovens e Adultos – EJA são disponibilizadas 226 refeições por dia.
De acordo com Rochelli Lucena, coordenadora do setor de nutrição da Secretaria de Educação de Patos, a merenda escolar é fruto de um trabalho de uma equipe de profissionais que inclui nutricionistas e merendeiros que elaboram um cardápio a partir das diretrizes das políticas de alimentação escolar estabelecidas pelo Governo Federal através do PNAE.
“O Programa de Alimentação Escolar é regido pelo Ministério da Educação (MEC) e vem auxiliar os alunos em suas aprendizagens com alimentos nutritivos e elaborados pelo Núcleo de Nutrição onde o cardápio é altamente nutritivo, respeitando a cultura alimentar. Inclusive, nos adicionamos a alimentação regional como o arrubacão, arroz de leite, canja de galinha, cuscuz, frutas e alimentos que vem ajudar no bem-estar dos alunos”, destacou a nutricionista.
Ainda, de acordo com Rochelli, produtos como ultra processados, iogurtes, biscoitos recheados, refrigerantes, sucos artificiais, entre outros, são proibidos ou restritos na alimentação dos alunos.
Em Patos, o cardápio da merenda escolar servida inclui leite, sucos da polpa, arroz, feijão, carne, verdura, bolachas, entre outros tipos de alimentos que são orientados por uma cartilha elaborada pelo Ministério da Educação.
Coodecom