O Nordeste deve ter sua comunicação visual renovada, com tecnologia de última geração, seguindo a tendência já vivenciada em cidades como Nova Iorque, Las Vegas e Tóquio.
“Recentemente, uma esfera gigante de LED foi inaugurada na cidade de Las Vegas, mesma tecnologia que hoje trazemos para todo o Nordeste”, diz Danniel Xavier, CEO da LED Expert sobre o globo com 111 metros de altura e 157 metros de largura, que exibe imagens realistas, como da Lua e do globo terrestre.
A LED Expert acabou de inaugurar em Salvador, Bahia, um ponto de vendas de painéis de LED em alta resolução, através do qual pretende atender toda a região do Nordeste. Tratam-se dos painéis conhecidos como DOOH – mídia Digital Out of Home, uma variação da OOH, Out of Home, cujo objetivo é alcançar pessoas durante seus trajetos por ruas, avenidas e rodovias, ou em espaços públicos como praças, shoppings, parques, exposições e estabelecimentos comerciais.
“Pensamos: enquanto os outdoors convencionais permitem apenas um anúncio, por exemplo, as telas de LED possibilitam a exibição de até trinta propagandas diferentes. Imagine a rentabilidade de quem investir nessa solução! Então, devido a este grande mercado ainda pouco explorado no Brasil, analisamos os custos do produto nas fabricantes globais, incluindo impostos de importação, e concluímos ser um grande negócio”, conta Danniel Xavier.
Se tornando cada vez mais comuns em fachadas de lojas, estabelecimentos comerciais, postos de gasolina, bares, restaurantes, shows e eventos, oferecem diversas vantagens para empresas que buscam uma forma moderna e eficiente de divulgar seus produtos e serviços.
O exemplo icônico de OOH é a Times Square. A famosa localização comercial de Nova York já abriga mais de 50 painéis digitais funcionando 24 horas por dia, todos os dias do ano, e o preço de exibição para cada polegada quadrada neles não é inferior a 5 mil dólares por mês. Na “Cidade da Inovação” em Shenzhen, na China, os edifícios são totalmente preenchidos por painéis de LED. A novidade é uma mega tela curva com projeção 3D ultrarrealista produzida pela chinesa Liantronics, uma das empresas de referência em construção de painéis gigantescos para projeções externas e videowalls para uso corporativo.
A empresa vem se posicionando com uma marca que oferece tecnologia certificada, garantia e suporte local, tudo por meio de uma rede de lojas estrategicamente localizadas nas principais capitais do Brasil, Montes Claros, São Paulo, Florianópolis e Rio de Janeiro, agora em Salvador, com previsão de inaugurar mais ainda este ano.
Por meio de suas unidades, a startup também oferece um programa de Customer Success (Sucesso do Cliente) intitulado “Programa Empreenda”, que orienta clientes a fazerem desta comunicação um negócio com painéis de LED.
“O cliente recebe um plano personalizado, com cálculos de retorno de investimento, consumo energético e em quanto tempo haverá lucro, por exemplo. Após, são realizadas reuniões mensais para acompanhar a rentabilidade do painel e compartilhar as melhores estratégias para maximizar o faturamento, sempre considerando a escalada do negócio”, explica Danniel.
A empresa do interior de Minas Gerais já vendeu mais de R$30 milhões em painéis de LED e continua crescendo, abrindo diversas unidades pelo país. Além disso, atraiu investidores no Shark Tank Brasil, programa que ajudou a direcionar o negócio para o formato de franquias.
“Estamos estruturando o negócio para iniciar o sistema de franquias e, assim que for possível, as lojas serão desenvolvidas em conjunto com o Semenzato, dono do maior grupo de franquias do Brasil. Além disso, os novos parceiros apoiarão tanto na produção quanto na importação do produto”, explica Danniel.
Mercado
Os números comprovam a força desse setor. Conforme o relatório da Grande Vista Pesquisa, este mercado é avaliado em U$14 bilhões (2022). Só no Brasil, os investimentos em mídia digital alcançaram R$3,4 bilhões nos primeiros três meses de 2022, conforme o mais recente painel Cenp-Meios.
O tamanho do mercado global de displays de LED valia US$15,3 bilhões em 2022 e está previsto crescer US$23,3 bilhões até 2030, com um CAGR de 7,5% entre 2023 e 2030, de acordo com um novo relatório da Zion Market Research.
Assessoria