Patos - PB 12 de julho de 2025

Publicidade

Visando a melhoria da segurança pública no município, Patos agora conta com um Conselho Municipal de Segurança Pública

 

Pensando no melhoramento da segurança pública no município de Patos, o prefeito, Nabor Wanderley, empossou os membros do Conselho Municipal de Segurança Pública que é composto por representantes do Poder Executivo Municipal, Polícia Civil, Polícia Militar, Guarda Civil Municipal, Superintendência de Trânsito e Transporte de Patos – Sttrans, Corpo de Bombeiros Militar, Polícia Penal e Ordem dos Advogados do Brasil seccional Patos – OAB/Patos.

A solenidade aconteceu na tarde desta terça-feira (6), no Centro Integrado de Comando e Controle da Paraíba (CIOP) e contou com a presença do 4º Promotor de Justiça de Patos, Eduardo Campos, secretários, diversas autoridades e representantes da sociedade civil.

Para Nabor Wanderley, o município dá um passo importante com a criação do Conselho pois “a segurança pública é ampla e é uma oportunidade de ampliar essas discussões, tratando de problemáticas e de encaminhamento de solução para esses problemas. A gente se preocupa com o aumento do número de casos de agressões às crianças e adolescentes, a violência contra as mulheres, os casos de feminicídio, e claro, a segurança como um todo”.

O gestor enalteceu a presença do representante do Ministério Público que teve um papel fundamental na criação do conselho. “Somos parceiros, o município junto com o governo do Estado, com os órgãos de segurança, com os órgãos de fiscalização e com a sociedade civil como toda, a gente tem que entender essa preocupação e estarmos unidos no combate à violência e fortalecendo a segurança pública. Patos sai na frente e dá um passo importante para que, efetivamente, a gente possa acompanhar de perto a questão da segurança pública”, enfatizou Nabor.

Na oportunidade, Eduardo Campos ressaltou a importância do município ter um Conselho para cada temática para permitir a aproximação da sociedade civil com as forças governamentais. “O Conselho Municipal da Segurança Pública vai ser um espaço que a população tem, através de seus representantes, de poder dialogar com as forças de segurança pública e traçar políticas públicas, traçar ideias, que possam ser levadas para, enfim, posteriormente serem concretizadas em favor da segurança pública em nossa sociedade”, disse Campos.

Conforme pontuou o secretário de Relações Institucionais, Sávio Salvador, a criação do Conselho já vinha sendo trabalhada há algum tempo pelo prefeito Nabor, o procurador municipal e o Ministério Público. E a posse dos conselheiros é o ponto de partido para o trabalho efetivo do Conselho, que vai poder discutir ações que efetivamente fortaleçam a segurança pública.

Já o presidente do Conselho, Alexsandro Lacerda, ressaltou que o Conselho Municipal de Segurança é mais uma vertente para fazer o elo entre população e poder público, dando voz também a população para a implementação de mais políticas de segurança pública no município de Patos.

“O Conselho de Segurança, ele tem justamente as atribuições, as competências de criar, de planejar, de fomentar e de estabelecer esse elo de comunicação entre a sociedade e as autoridades de segurança. Então, através de mecanismos de participação popular, a criação do Conselho vai justamente trazer esse símbolo que Patos tem de ser uma cidade segura para se viver”, ressaltou Alexsandro.

Alexsandro, que também é Procurador do Município, explicou que houve uma atualização legislativa, pois “nós tínhamos uma lei municipal no final da década de 90, e essa lei já estava em desuso, o Conselho não era mais instituído, e agora, já no finalzinho de 2023, a lei foi atualizada, trazendo novos representantes e, depois da promulgação desta lei, ou melhor, da publicação onde ela trouxe, efetivamente, validade no mundo jurídico”.

O Conselho é formado por oito membros titulares e oito membros suplentes, conforme descrito abaixo:

Poder Executivo

Titular: Alexsandro Lacerda

Suplente: Stanley Max Lacerda de Oliveira

Polícia Civil

Titular: Delegado José Pedroza

Suplente: Escrivão Ranniere Vieira

Polícia Militar

Titular: Cap Quoc Eric Guedes

Suplente: 2ª TEN QOA Valkíria Oliveira

Guarda Civil Municipal

Titular: André Fernandes

Suplente: Jonatas Medeiros

Sttrans

Titular: João Paulo Firmino

Suplente: Deividy Kaik

OAB

Titular: Glauco Pedrogan

Suplente: Roberto Medeiros

Corpo de Bombeiros Militar

Titular: CAP Francisco da Silva

Suplente: CAP Airton de Araújo

Polícia Penal

Titular: Charles Martins

Suplente: Vanderly de Assis

Milena Feitosa e Acilene Candeia – SECOM

Compartile:

Tags:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

[the_ad_group id="46"]
Patos Metropole
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.