O secretário de estado da Saúde, Jhony Bezerra, esteve reunido com a Ministra da Saúde, Nísia Trindade, em Brasília, nesta quarta-feira (24). Ao lado da bancada paraibana na capital federal, o gestor debateu com a ministra, e demais representantes do Ministério da Saúde, o reajuste do déficit no teto MAC (média e alta complexidade) dos serviços de saúde paraibanos. Na ocasião, também foram apresentadas as perspectivas de assistência do Programa Paraíba Contra o Câncer.
De acordo com o secretário, o intuito da reunião foi de buscar em conjunto com o Governo Federal, a recomposição do teto para melhorar a assistência em nosso estado, uma vez que o repasse atual para os cofres públicos se baseia em dados antigos e não condiz com às necessidades atuais da população.
“Hoje a Paraíba conta com um SES, referente ao déficit financeiro no valor de R$158.183.717,26 e isso é decorrente do aumento das necessidades de saúde da população paraibana, o que identificamos por meio de índices de atendimentos e de pleitos dos municípios, principalmente nas áreas de Oncologia, Cardiologia, Neurologia, Nefrologia, Oftalmologia, Angiologia e Traumatologia/Ortopedia”, explica.
O Secretário ressaltou ainda a importância dessa ampliação do teto MAC para efetivação da Programação da Atenção Especializada em Saúde – PAES, iniciada no Estado pela SES, em parceria com o Conselho de Secretarias Municipais de Saúde da Paraíba (COSEMS – PB).
“A Paraíba é um dos primeiros estados a avançar nessa discussão, onde iremos reformular a antiga Programação Pactuada Integrada [PPI], que existe desde 2010, levando em conta que o cenário demográfico, populacional e epidemiológico de 14 anos atrás era bem diferente do que temos atualmente. Nosso intuito é seguir avançando com os pleitos dos municípios e realocar os recursos para áreas mais fragilizadas em nosso estado, como a oncologia”, explicou Jhony.
Na ocasião, o secretário de saúde também esteve reunido com o Ministro das relações institucionais, Alexandre Padilha, e debateu ainda sobre o Programa Saúde Plena, que será lançado em breve pelo Governador João Azevedo. O secretário frisou que segue buscando soluções e novos investimentos para o avanço da saúde pública dos paraibanos, a exemplo de programa de êxito como o Coração Paraibano e o Opera Paraíba, quem levam atendimento de alta e média complexidade de forma regionalizada, chegando até o sertão do estado.