Patos - PB 9 de maio de 2025

Publicidade

Celebrando 30 anos e abrindo Ano da Juventude, Festa de Pentecostes reúne cerca de 40 mil pessoas em Patos

Aconteceu na madrugada deste domingo (19) a tradicional Festa de Pentecostes na cidade de Patos. O evento promovido pela Diocese de Patos reuniu pessoas de diversas localidades do Nordeste, a exemplo de um grupo de quase 15 pessoas advindas do município de João Alfredo, na Zona da Mata de Pernambuco. De acordo com a organização do evento, cerca de 40 mil pessoas participaram do Pentecostes neste ano.

A programação começou com um show religioso ao lado do estádio municipal, no bairro Belo Horizonte com a acolhida das caravanas de 40 municípios componentes da Diocese. De lá, às 2h, os peregrinos saíram em procissão até o Parque Religioso Cruz da Menina num percurso de 2,7 km pela BR-110 e um trecho da BR-230. A Santa Missa presidida pelo bispo diocesano Dom Eraldo Bispo da Silva reuniu todo o clero.

“Onde vamos perceber a presença do Espírito Santo em nós, em nossa vida pessoal, em nossa família, em nossa comunidade, em nossa Igreja e em nossa sociedade? Percebemos a presença do Espírito Santo e podemos dizer com segurança que o Senhor está no meio de nós, quando promovemos a paz. Quando, cheios do Espírito Santo, promovemos a reconciliação e o perdão dos pecados. Ali o Senhor está”, enfatizou Dom Eraldo.

Neste ano, a Festa de Pentecostes de Patos completou 30 anos neste atual modelo em que é planejado e organizada. Além disso, aconteceu a abertura do Ano Diocesano da Juventude 2024-2025 com o envio da cruz missionária que percorrerá todas as 38 paróquias da diocese.

Pentecostes é a festa litúrgica da igreja que, segundo a Bíblia no antigo testamento celebrava a colheita. Porém, no novo testamento, com a morte e ressurreição de Jesus, 50 dias depois, estando reunidos a Virgem Maria e os apóstolos, o Espírito Santo desceu sobre eles em forma de bolas de fogo como havia sido prometido pelo próprio Jesus antes de voltar para o céu. A solenidade marca, também, o aniversário da Igreja Católica já que a vindo do Espírito Santo é, na tradição do catolicismo, a confirmação necessária para o início da caminhada terrena da igreja.

Pascom diocesana

Compartile:

Tags:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

[the_ad_group id="46"]
Patos Metropole
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.