No encerramento do mês de maio, a deputada estadual Francisca Motta (Republicanos) utilizou a tribuna nesta terça-feira, 28 de maio, para reafirmar o seu compromisso no combate à violência sexual contra crianças e adolescentes.
O “Maio Laranja” marcou a campanha nacional de conscientização e combate ao abuso e exploração sexual infantil, a parlamentar destacou a importância de ações contínuas. “Chegamos ao final do mês de maio, mas, o nosso mandato está aqui para dizer que abraça e sempre se posicionou contra a violência sexual em crianças e adolescentes. A sociedade se engajou em campanhas ao longo do mês, mas esta luta não deve ficar somente em maio. Precisamos estar combativos todos os dias”, declarou.
Aumento Alarmante de Casos
A deputada trouxe dados preocupantes para o debate, expostos pela SaferNet Brasil, importante organização de denúncia contra crimes cibernéticos. “Só entre 2022 e 2023, os casos de violência sexual contra crianças e adolescentes aumentaram 70% no Brasil. São dados que nos deixam perplexos e ainda mais engajados no combate de crimes previstos no Estatuto da Criança e do Adolescente”, acrescentou.
Ações Legislativas
Francisca Motta destacou iniciativas do seu mandato para enfrentar a grave questão, a partir de medidas ostensivas e de educação. “Tenho defendido, oficialmente, a criação de uma delegacia da infância e juventude no Sertão, principalmente, com escuta especializada, para investigar, combater, prevenir e cuidar das vítimas. Também estamos defendendo, através de uma lei nossa, campanhas de orientação e capacitação de crianças e adolescentes em escolas, e através de órgãos públicos, para prevenir o abuso sexual”, enfatizou.
Reconhecimento à Polícia Federal da Paraíba
Em seu discurso, Francisca Motta também apresentou um voto de aplauso à Polícia Federal da Paraíba pelo trabalho eficaz no combate à exploração sexual de crianças e adolescentes. Nos últimos meses, diversas operações foram deflagradas, resultando na desarticulação de esquemas de pornografia infantil e na prisão de acusados de violentar menores. A deputada destacou as operações Discovery e Share como exemplos de sucesso dessas iniciativas.
“A Polícia Federal paraibana está realizando um trabalho exemplar. Merece o reconhecimento desta Casa, como gesto de união nesta luta. Faço apelo aos pais e responsáveis para que fiquem atentos às atividades online de seus filhos e aos sinais de abuso. É fundamental monitorar com quem as crianças estão interagindo na internet, e fora dela, e ensiná-las a se proteger de conhecidos e desconhecidos”, finalizou Francisca.
Assessoria