Foto – reprodução
Mais de 300 acidentes envolvendo postes foram registrados pela Energisa Paraíba no primeiro semestre de 2024, um aumento de 12% em relação ao mesmo período do ano passado. O número preocupante revela a imprudência no trânsito paraibano, como dirigir após ingerir bebida alcoólica e desatenção ao volante usando o celular como as principais causas dos acidentes.
João Pessoa lidera o ranking de cidades com mais colisões, com 74 ocorrências. Campina Grande (35), Esperança (33), Mamanguape (28) e Patos (27) completam a lista. As consequências vão além dos danos materiais e do risco de vítimas fatais: os abalroamentos podem causar interrupções no fornecimento de energia elétrica para residências, escolas, comércios e hospitais, impactando a vida de milhares de pessoas.
Para minimizar o impacto, a Energisa investe em tecnologias, automação e medidas de prevenção. “Implementamos automação para reduzir o número de clientes impactados e contamos com um Centro de Operação 24 horas,” explica Danielly Formiga, Gerente de Manutenção e Construção da empresa. “Isso permite manobras telecomandadas para restabelecer a energia com agilidade e segurança.”
A substituição de um poste derrubado pode levar de 3 a 4 horas e o ônus financeiro do acidente é do motorista responsável, conforme regulamentação da Aneel.
Em caso de acidentes com postes:
- Não saia do veículo: Há risco de choque elétrico.
- Chame o Samu, Corpo de Bombeiros e Energisa: A Energisa deve ser acionada imediatamente para garantir a segurança.
- Se for prestar socorro: Afaste-se do veículo e acione a Energisa.
- Redobre os cuidados em fins de semana e feriados: Maior ingestão de álcool e fluxo de veículos aumentam os riscos.
- Verifique os pneus e faça a manutenção do veículo: Segurança em primeiro lugar.
Em caso de urgência com a rede elétrica:
- Ligue: 0800 083 0196
- Acesse: App Energisa On
- Envie mensagem para Gisa no WhatsApp: (83) 99135-5540
Paraíba Já