O deputado federal e presidente estadual do Republicanos, Hugo Motta, está entre os nomes cotados para a sucessão da presidência da Câmara dos Deputados. O atual presidente, o deputado federal Arthur Lira (PP-AL), está em intensa articulação para escolher quem será o seu candidato à sucessão na presidência da casa legislativa.
Aliados próximos afirmam que Lira já definiu quem será seu indicado, mas não dá sinais de quem poderá ser. A eleição, só ocorrerá em fevereiro de 2025, porém a expectativa é que o nome do indicado seja conhecido ainda em agosto.
O fato de Hugo Motta transitar bem na base do governo Lula e também no PL, do ex-presidente Bolsonaro pode ser um trunfo do parlamentar paraibano que já cumpre o seu quarto mandato de deputado federal. Ele foi eleito pela primeira vez em 2010, quando estava no MDB. O deputado do Republicanos paraibano ainda não se pronunciou sobre a possível indicação.
O que pesa para Arthur é encontrar um nome em consenso entre os aliados. Os cotados são Elmar Nascimento (União Brasil-BA), Antonio Brito (PSD-BA) e Marcos Pereira (Republicanos-SP). No entanto, existe uma articulação forte para que Marcos abra mão da candidatura para que Hugo Motta, do mesmo partido, ocupe esse espaço. O paraibano é Líder do Republicanos na Câmara dos Deputados e seria a principal chance de Lira encontrar o consenso que deseja, uma vez que Hugo tem facilidade para dialogar com políticos da base e da oposição, o que tornaria uma eventual eleição menos dividida.