Uma teleconsulta guiada por uma equipe multiprofissional do Paraíba Contra o Câncer deu uma nova chance de tratamento para um adolescente de 14 anos, morador de São José do Espinharas, região Metropolitana de Patos. Diagnosticado com rabdomiossarcoma (um tumor maligno) na região dos testículos, o jovem ingressou no programa após ser atendido por enfermeiros navegadores, e especialista em oncologia, nesta semana. O programa Paraíba Contra o Câncer tem encurtado a distância entre pacientes oncológicos e o atendimento especializado para diagnóstico, estadiamento e tratamento.
O Serviço de teleinterconsulta foi guiado por uma equipe multiprofissional do Programa e também contou com a participação da família do paciente, e da enfermeira da unidade de saúde do município onde ele mora. De acordo com a oncologista pediátrica Ynnaiana Navarro, que conduziu a chamada de vídeo junto à enfermeira navegadora, Danielle Soares, o atendimento de forma precoce via teleoncologia foi primordial para aumentar as chances de sucesso.
“Nesse momento, foi possível a gente solicitar exames para complementar o estadiamento da doença, orientar a família, tirar dúvidas, explicar sobre a doença e sobre o tratamento que será oferecido”, avaliou a oncologista, destacando que o paciente esperava por atendimento na rede de saúde pública desde março.
Com a expansão do Programa Paraíba Contra o Câncer – lançado há pouco mais de três meses – será possível dar celeridade ao caso do adolescente, que, horas após a teleconsulta, já foi encaminhado pela Central Estadual de Regulação para o Hospital Napoleão Laureano, em João Pessoa, onde vai realizar o tratamento de forma gratuita, com todo o acompanhamento médico e aparato técnico necessários. A unidade é referência nos serviços de oncologia na Paraíba.
De acordo com o secretário Executivo de Gestão de Rede de Unidades de Saúde, Patrick Almeida, o programa vem transformando o cenário da saúde pública na Paraíba, porque, “não só regionaliza o serviço, evitando o deslocamento de pacientes oncológicos para cidades distantes dos municípios onde residem, mas também possibilita um acompanhamento multiprofissional, de forma humanizada, contribuindo significativamente para a qualidade do atendimento e para a recuperação dos usuários do serviço”.
Já para Merilan Nóbrega, tia do jovem, o serviço oferecido pelo Paraíba Contra o Câncer representa esperança para toda a família. Ela acompanhou a teleconsulta e destacou o empenho dos profissionais durante o atendimento. “Agradeço, primeiramente, a Deus, e, em segundo lugar, a esse programa e à equipe médica, que nos atendeu de forma muito prestativa e atenciosa. Isso, com certeza, faz a diferença, porque deixa a gente mais seguro e confiante com relação ao serviço e ao tratamento oferecidos”, pontuou Merilan.
Paraíba Contra o Câncer – O Programa foi criado pelo Governo do Estado para acolher pacientes oncológicos e dar celeridade, de forma regionalizada, a exames, diagnósticos e tratamento da doença em hospitais da Rede e em instituições privadas e filantrópicas conveniadas. O acesso se dá por meio da Central Estadual de Regulação, que estabelece uma fila única, e da Teleoncologia, que já está em funcionamento em todas as macrorregiões de Saúde. As equipes especializadas são compostas por oncologistas clínicos e enfermeiros navegadores, responsáveis por coordenar o acesso do usuário desde o ingresso no Programa até a realização de cirurgias.
- Secom-PB