Patos - PB 17 de julho de 2025

Publicidade

II Congresso Intermunicipal de Saúde da Mulher encerra com propostas para uma assistência mais integrada e sustentável

 

 

O auditório da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), em Patos, sediou nos dias 29 e 30 de outubro o II Congresso Intermunicipal de Saúde da Mulher, promovido pela Prefeitura de Patos por meio da Secretaria Municipal de Saúde. O evento focou na qualificação de profissionais da saúde, oferecendo palestras e minicursos com o tema “Os avanços no SUS com a assistência multidimensional e a sustentabilidade intersetorial”.

A programação enfatizou a ampliação de exames preventivos, campanhas de vacinação e o fortalecimento do acompanhamento pré-natal, abordando aspectos fundamentais para uma rede de apoio mais integrada e eficiente.

Na programação desta quarta-feira (30), os participantes puderam aprofundar o conhecimento com minicursos voltados para questões específicas da saúde da mulher e da primeira infância. Entre as atividades, destacaram-se:

 

•     Minicurso sobre Saúde Mental no Pré-natal de Alto Risco, com a psiquiatra Dra. Caliandra Vasconcelos, que discutiu o acompanhamento especializado para gestantes em situações de risco;

•     Oficina sobre Arteterapia no Serviço Intersetorial, ministrada pela psicopedagoga Kerllen Felícia e o pedagogo Vagner Veras, com foco em abordagens terapêuticas para mulheres em vulnerabilidade;

•     Acompanhamento a Meninas e Mulheres em Vulnerabilidade Social, com as assistentes sociais Rose Xavier e Djailma Maria, que trataram do apoio psicossocial a esse grupo.

O evento também contou com o “Lounge do Programa PAI”, onde a sustentabilidade da rede intersetorial foi discutida com a participação de líderes municipais, incluindo os secretários Leônidas Medeiros, Helena Wanderley e Adriana Carneiro, com mediação da coordenadora da Saúde da Mulher, Marília Gabriela da Costa.

Marília Gabriela, coordenadora da Saúde da Mulher na atenção básica de Patos, destacou a importância de uma rede estruturada e conectada para atender as necessidades da mulher, especialmente as que se encontram em condições de vulnerabilidade. Em sua fala, ela afirmou:

“Precisamos que essa rede esteja interligada, conectada, muito bem estruturada para que possamos abordar essa mulher de forma completa. Contamos com minicursos, como o de arteterapia, e abordagens especializadas no pré-natal de alto risco, além do acompanhamento para meninas e mulheres em situação de vulnerabilidade social. Esse congresso certamente trará frutos importantes para nossa assistência e vamos colocar em prática o que foi colhido aqui.”

Encerrando o congresso, uma palestra do Dr. Jeann Santiago abordou a Assistência à Mulher nas Doenças Cardiovasculares, reforçando o compromisso do evento em promover uma abordagem integral e multidimensional da saúde feminina.

O II Congresso Intermunicipal de Saúde da Mulher deixa um legado de conhecimento e práticas intersetoriais, apontando para avanços na assistência e no fortalecimento das políticas públicas voltadas para a saúde da mulher e a sustentabilidade das redes de apoio.

Secom – Prefeitura de Patos

Compartile:

Tags:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

[the_ad_group id="46"]
Patos Metropole
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.