As bancadas do União Brasil, com 59 deputados, e do PSD, com 44 deputados, oficializaram nesta quarta-feira (13) o apoio à candidatura de Hugo Motta (Republicanos – PB) para a presidência da Câmara dos Deputados. Tanto o líder Elmar Nascimento (União – BA), quanto o líder Antônio Brito (PSD – BA), até então candidatos ao cargo, retiraram seus nomes da disputa por acreditarem que Hugo Motta é o nome adequado para conduzir a Casa por sua capacidade de diálogo e articulação.
“A partir do momento que alguém construiu uma eleição de convergência, que busca unificar toda a Casa, o que podemos fazer de melhor é contribuir com sugestões que visem aprimorar o funcionamento do Poder Legislativo e nos aproximar da população”, disse Nascimento.
Para Hugo Motta, esse momento é o mais simbólico de toda a campanha. Ele agradeceu a confiança dos colegas. “Aumenta ainda mais a minha responsabilidade com as bancadas e com os deputados que estiveram abertos para o diálogo. As minhas palavras hoje são gratidão e compromisso. ”
O presidente do União Brasil, Antonio de Rueda, ressaltou a qualificação dos deputados Nascimento e Brito e reafirmou seu compromisso com a gestão de Hugo Motta. “É um cargo importantíssimo. Tenho certeza de que, apesar da sua juventude, você acumulou experiência aqui, no Parlamento, e não vai frustrar a nenhum de nossas colegas. Tem o apoio da nossa bancada. ”
Antônio Brito explicou que, durante reunião com a bancada do partido e com o presidente nacional da legenda, Gilberto Kassab, encaminhou a proposta de retirada da candidatura, que foi aprovada por todos. “No mesmo ato, decidimos apoiar a candidatura do líder do Republicanos, Hugo Motta. A pacificação da Câmara é fundamental para a continuidade do trabalho do Legislativo em prol do nosso país. Desejo boa sorte a Hugo Motta, que contará com o meu apoio.”
Hugo Motta adianta que seguirá dialogando com os parlamentares. “Vamos conversar com cada um dos 512 deputados. Sabemos a importância que cada um tem aqui, somos iguais e não é porque fechamos o apoio com os partidos que não vamos mais conversar com ninguém. Isso não será nosso comportamento nem agora nem depois da eleição”, finalizou.
Com a adesão do União Brasil e do PSD, um total de 488 deputados integram a campanha do líder Hugo Motta para presidir a Câmara no próximo biênio. Esses parlamentares pertencem ao PL, PT-PCdoB-PV, PP, PSD, Republicanos, MDB, PDT, PSDB-Cidadania, PSB, Podemos, Solidariedade, PRD e Rede.