Patos - PB 20 de junho de 2025

Publicidade

Desinteresse dos cidadãos pela vacina contra a dengue preocupa autoridades de saúde

 

As autoridades de saúde estão em alerta para o aumento de casos de dengue no Brasil e preocupadas também com o desinteresse perigoso dos cidadãos pelas vacinas contra a doença.

Salas vazias. Pouquíssimos pais procuram a vacina para crianças e adolescentes de 10 a 14 anos de idade. A bancária Alessandra Oliveira dos Santos sabe como é importante proteger a Luiza, de 10 anos.

“É importante para os cuidados da dengue, não adianta a gente só cuidar do nosso pratinho de água e não imunizar as nossas crianças que têm a possibilidade de serem imunizadas pelo SUS”, diz.

O governo comprou mais de 6 milhões de doses, distribuídas para 1,9 mil municípios. Mas de fevereiro de 2024 até esta sexta-feira (24), menos de 4 milhões de doses foram aplicadas. E apenas 1,1 milhão de crianças e adolescentes completaram o esquema vacinal – que exige duas doses, com intervalo de três meses.

“A sensação de que a dengue acalmou ou que a epidemia do ano passado já passou tem feito com que muitas famílias, muitos adolescentes, não tenham terminado seu esquema que foi começado. Lembrando que para adquirir a proteção contra a doença, a vacina só atinge esse objetivo quando são aplicadas as duas doses. Uma única dose não garante proteção, quanto mais a longo prazo”, explica Renato Kfouri, presidente do Departamento de Imunização da Sociedade Brasileira de Pediatria.

A meta do governo é vacinar 90% do público-alvo. Para tentar atingir essa meta, o Ministério da Saúde vai pedir que nos municípios onde a vacina está sendo aplicada, as escolas verifiquem a caderneta de vacinação e estimulem os alunos a se protegerem. E com a compra de mais 9,5 milhões de doses em 2025, o ministério quer ampliar a vacinação.

G1

Compartile:

Tags:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

[the_ad_group id="46"]
Patos Metropole
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.