Patos - PB 9 de maio de 2025

Publicidade

População prefere mais São João do que Carnaval, diz estudo

Um estudo recente, intitulado Cultura nas Capitais, revelou que o São João faz mais a preferência entre a população das capitais brasileiras, do que o Carnaval. Realizada pela JLeiva Cultura & Esporte, com patrocínio do Itaú e do Instituto Cultural Vale, a pesquisa ouviu 19,5 mil pessoas em todas as 26 capitais e no Distrito Federal, trazendo insights valiosos sobre os hábitos culturais dos brasileiros.

De acordo com o estudo, 78% dos entrevistados que frequentaram eventos populares nos últimos 12 meses participaram de festas juninas. Em comparação, apenas 48% disseram ter ido a desfiles ou blocos de Carnaval.

João Leiva, diretor da JLeiva Cultura & Esporte, explica que a popularidade das festas juninas pode ser atribuída à sua descentralização“Elas acontecem em escolas, igrejas e comunidades, reunindo um público amplo e diverso. Além disso, as festas juninas se estendem por um período maior do ano”, destacou.

A única capital onde o Carnaval quase empatou com as festas juninas foi Recife, com 74% para São João e 71% para Carnaval. Nas demais, a diferença foi superior a 10 pontos percentuais.

Recife é a única capital onde a preferência ao Carnaval chega perto das festas juninas. foto SECOM PE
Recife é a única capital onde a preferência ao Carnaval chega perto das festas juninas. foto SECOM PE

Gêneros Musicais Favoritos

A pesquisa também revelou que o sertanejo é o gênero musical preferido em 15 das 27 capitais, sendo citado por 34% dos entrevistados entre seus três ritmos favoritos. O sertanejo superou até mesmo a soma do samba (11%) e do pagode (18%).

Confira a preferência musical dos brasileiros:

Gênero Musical Percentual de Preferência
Sertanejo 34%
MPB 27%
Gospel 24%
Rock 21%
Pagode 18%
Pop 17%
Forró 16%
Funk 11%
Samba 11%
Rap 9%

Ao mesmo tempo, o sertanejo lidera em quase todas as faixas etárias, exceto entre os jovens de 16 a 24 anos, que preferem funk, pop e rap.

Acesso à Cultura: Desafios e Oportunidades

Apesar do amor pelas festas populares e pela música, o acesso a outras atividades culturais ainda é limitado para muitos brasileiros. Veja alguns dados:

  • Cinema: Apenas 48% dos entrevistados foram ao cinema nos últimos 12 meses.
  • Museus36% nunca visitaram um museu.
  • Teatro38% nunca assistiram a uma peça teatral.

De acordo com Leiva, a pandemia de covid-19 teve um impacto significativo no consumo cultural. Desse modo, acelerando a migração para atividades online e reduzindo a frequência a espaços físicos. “Muitas pessoas se acostumaram a consumir cultura em casa, o que pode explicar parte da queda no acesso”, explicou.

comidas típicas de são joão - Foto: Eliseu Lins
O Sâo João também tem uma marca importante com as comidas típicas. Foto: Eliseu Lins

Apesar dos desafios, a pesquisa aponta um potencial de crescimento no acesso à cultura.

Muitos entrevistados que não frequentaram eventos recentemente demonstraram alto interesse em fazê-lo no futuro. Por exemplo, o número de pessoas que poderiam ir a shows musicais ou museus poderia dobrar se superassem essas barreiras.

 

NE9

Compartile:

Tags:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

[the_ad_group id="46"]
Patos Metropole
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.