Patos - PB 15 de fevereiro de 2025

Publicidade

População prefere mais São João do que Carnaval, diz estudo

Um estudo recente, intitulado Cultura nas Capitais, revelou que o São João faz mais a preferência entre a população das capitais brasileiras, do que o Carnaval. Realizada pela JLeiva Cultura & Esporte, com patrocínio do Itaú e do Instituto Cultural Vale, a pesquisa ouviu 19,5 mil pessoas em todas as 26 capitais e no Distrito Federal, trazendo insights valiosos sobre os hábitos culturais dos brasileiros.

De acordo com o estudo, 78% dos entrevistados que frequentaram eventos populares nos últimos 12 meses participaram de festas juninas. Em comparação, apenas 48% disseram ter ido a desfiles ou blocos de Carnaval.

João Leiva, diretor da JLeiva Cultura & Esporte, explica que a popularidade das festas juninas pode ser atribuída à sua descentralização“Elas acontecem em escolas, igrejas e comunidades, reunindo um público amplo e diverso. Além disso, as festas juninas se estendem por um período maior do ano”, destacou.

A única capital onde o Carnaval quase empatou com as festas juninas foi Recife, com 74% para São João e 71% para Carnaval. Nas demais, a diferença foi superior a 10 pontos percentuais.

Recife é a única capital onde a preferência ao Carnaval chega perto das festas juninas. foto SECOM PE
Recife é a única capital onde a preferência ao Carnaval chega perto das festas juninas. foto SECOM PE

Gêneros Musicais Favoritos

A pesquisa também revelou que o sertanejo é o gênero musical preferido em 15 das 27 capitais, sendo citado por 34% dos entrevistados entre seus três ritmos favoritos. O sertanejo superou até mesmo a soma do samba (11%) e do pagode (18%).

Confira a preferência musical dos brasileiros:

Gênero Musical Percentual de Preferência
Sertanejo 34%
MPB 27%
Gospel 24%
Rock 21%
Pagode 18%
Pop 17%
Forró 16%
Funk 11%
Samba 11%
Rap 9%

Ao mesmo tempo, o sertanejo lidera em quase todas as faixas etárias, exceto entre os jovens de 16 a 24 anos, que preferem funk, pop e rap.

Acesso à Cultura: Desafios e Oportunidades

Apesar do amor pelas festas populares e pela música, o acesso a outras atividades culturais ainda é limitado para muitos brasileiros. Veja alguns dados:

  • Cinema: Apenas 48% dos entrevistados foram ao cinema nos últimos 12 meses.
  • Museus36% nunca visitaram um museu.
  • Teatro38% nunca assistiram a uma peça teatral.

De acordo com Leiva, a pandemia de covid-19 teve um impacto significativo no consumo cultural. Desse modo, acelerando a migração para atividades online e reduzindo a frequência a espaços físicos. “Muitas pessoas se acostumaram a consumir cultura em casa, o que pode explicar parte da queda no acesso”, explicou.

comidas típicas de são joão - Foto: Eliseu Lins
O Sâo João também tem uma marca importante com as comidas típicas. Foto: Eliseu Lins

Apesar dos desafios, a pesquisa aponta um potencial de crescimento no acesso à cultura.

Muitos entrevistados que não frequentaram eventos recentemente demonstraram alto interesse em fazê-lo no futuro. Por exemplo, o número de pessoas que poderiam ir a shows musicais ou museus poderia dobrar se superassem essas barreiras.

 

NE9

Compartile:

Tags:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

[the_ad_group id="46"]