Um relatório do Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) aponta que o crescimento da geração de energia solar pode gerar apagões na Paraíba devido à sobrecarga em subestações de transmissão. O estado está entre os nove do país com risco de instabilidade no fornecimento elétrico nos próximos anos, segundo o Plano de Operação Elétrica de Médio Prazo (2025-2029).
O problema ocorre por conta do “fluxo reverso”, quando o excesso de energia gerado por painéis solares em residências e comércios* retorna ao sistema de transmissão, podendo sobrecarregar transformadores e causar desligamentos. Em 2023, um apagão de seis horas atingiu 25 estados, incluindo a Paraíba, devido à intermitência da energia solar e eólica.
A micro e minigeração distribuída, junto com usinas solares descentralizadas, já representam 22% da capacidade elétrica do país, totalizando 53 GW. O ONS alerta que, sem reforços na infraestrutura de transmissão, a Paraíba pode enfrentar problemas de estabilidade no fornecimento de energia nos próximos anos.
Politicaeetc