O Núcleo de Medicina e Odontologia Legal (Numol) de Patos está atendendo à população em novo endereço, no Loteamento Santa Tereza, s/n, no bairro Salgadinho. A entrada para o local é pela alça Sudeste, com placas de sinalização ao longo do trajeto indicando o caminho. A mudança visa melhorar a realização de exames periciais e o atendimento à população.
A nova unidade oferece uma infraestrutura moderna e equipada para atender diversas demandas periciais. Anteriormente, o Numol funcionava na Rua Moacir Leitão, no bairro Belo Horizonte, próximo ao Hospital Regional de Patos. Com o novo espaço, agora é possível realizar uma série de serviços essenciais para a investigação criminal e identificação de vítimas, como:
- Exame de corpo de delito;
- Exame sexológico;
- Necropsias, incluindo em cadáveres em decomposição;
- Exame antropológico;
- Exames complementares;
- Exames para estimativa de idade;
- Exames para constatação de embriaguez;
- Exumação;
- Coleta de material biológico para levantamento de perfil genético (DNA), importante para a identificação de vítimas e pessoas desaparecidas, com inclusão no Banco Nacional de DNA.
A mudança, que já era aguardada pela população devido às condições do antigo prédio e à falta de espaço adequado para corpos em avançado estado de decomposição, garante maior agilidade nos exames, que antes precisavam ser realizados em Cajazeiras, no Alto Sertão.
Júlio César Ferreira, chefe do Numol de Patos, destacou a importância da ampliação do serviço. “Essa mudança representa um grande avanço para a região, garantindo maior agilidade nas perícias e humanizando o atendimento aos familiares das vítimas”, afirmou.
Jornal Patoense