O município agora faz parte da Rede Urban95, iniciativa global da Fundação Van Leer que apoia a implementação de políticas públicas para crianças pequenas e suas famílias
Patos se destaca e se torna a primeira cidade da Paraíba a integrar a Rede Urban95, iniciativa global da Fundação van Leer que dá suporte para que municípios incluam as perspectivas de bebês, crianças pequenas e seus cuidadores em seu planejamento urbano, estratégias de mobilidade e programas e serviços.
Como integrante da rede, a Prefeitura Municipal de Patos vai receber suporte para construir diagnósticos sobre a primeira infância, implementar o Plano Municipal pela Primeira Infância e implementar ou consolidar boas práticas nos pilares da iniciativa: Espaço Público e Natureza, Programas e Serviços e Governança e Sustentabilidade. Também terá a oportunidade de compartilhar experiências e aprender com outros municípios comprometidos com a primeira infância e de participar de formações nacionais e internacionais.
O programa está presente em diversos países e apoia mais de 30 cidades no Brasil, entre elas, Boa Vista (RR), Fortaleza (CE), Jundiaí (SP) e Recife (PE), municípios que são referência na implementação de políticas para a primeira infância. No Brasil, a iniciativa está sob a coordenação do CECIP Centro de Criação de Imagem Popular e conta com a parceria técnica de mais de 15 organizações. Conheça iniciativas que estão transformando as cidades da rede.
“O propósito da iniciativa Urban95 é promover experiências que incentivem o desenvolvimento da primeira infância nas cidades. As políticas públicas se concretizam para as crianças no território onde elas vivem e, no Brasil, mais de 80% delas vivem em cidades. Buscamos mais gestores públicos comprometidos com a primeira infância! Acreditamos que todos merecem um bom começo de vida.”
– Claudia Vidigal, representante da Fundação Van Leer no Brasil
Por que investir na primeira infância?
A primeira infância é a fase em que o cérebro humano está mais receptivo a aprendizados. Experiências positivas nessa fase criam bases para habilidades que vão influenciar o resto da vida e impactar o desempenho acadêmico, a saúde e o bem-estar na infância e por toda a vida.
Investir no começo da vida traz um retorno mais alto, mais duradouro e mais eficiente do que em qualquer outro momento. Também é uma forma de reduzir desigualdades, já que o investimento em políticas para crianças em situação de vulnerabilidade é um dos caminhos para romper o ciclo da pobreza.
Uma cidade que investe na primeira infância investe não só em seu futuro, mas na construção de uma sociedade menos desigual, mais saudável e próspera no presente, com benefícios para crianças, famílias e toda a sociedade.
Saiba mais sobre a Urban95 e a atuação das cidades que fazem parte desta rede em urban95.org.br
SECOM