Patos - PB 26 de abril de 2025

Publicidade

TCU e TCE defendem diálogo com prefeitos e melhorias na qualidade dos serviços ao cidadão

Os gestores públicos devem ser vistos como nossos colaboradores. Precisam aprender a não errar. O diálogo público tem esse compromisso, que é orientar a gestão e ouvir demandas, proporcionando a trocar experiências – enfatizou o presidente do Tribunal de Contas da União – TCU, ministro Vital do Rêgo Filho, durante entrevista na manhã desta segunda-feira (24/03), em João Pessoa, onde abriu o programa “Diálogo Público Paraíba”, evento promovido pelo órgão, em parceria com o TCE-PB, com o objetivo de buscar soluções para os desafios da administração pública enfrentados pelos municípios.

Ao lado do conselheiro Fábio Nogueira, Vital do Rêgo enalteceu o apoio do Tribunal de Contas da Paraíba, que abriu as portas ao TCU para a realização do evento, que deverá acontecer em todos os estados do País, com o propósito de promover mais proximidade com as gestões municipais. “Buscamos orientar, opinar e capacitar prefeitos, prefeitas e suas equipes, em benefício de ações eficientes, transparentes e úteis à sociedade. Temos como prioridade melhorar os serviços públicos em benefício do cidadão”, frisou ele.

O presidente do TCU, que é paraibano, de Campina Grande, lembrou a escolha da Paraíba, seu estado de origem, para lançar o “Diálogo Público”, que vem a ser um programa voltado à capacitação dos gestores e que será levado aos demais estados por meio de parcerias, devendo ser ampliado com outras iniciativas, que também estão sendo apresentadas na oportunidade, a exemplo do “Gestor Capacitado”, que vai promover treinamentos a servidores municipais na área de licitações e contratos. “O TCU quer fazer parte da vida do cidadão”, pontuou.

O presidente do TCE, conselheiro Fábio Nogueira, reforçou a parceria com o TCU e destacou a iniciativa de Vital do Rêgo. “Um grande paraibano, que dignifica o nosso Estado com essa escolha, importante para o controle externo, e que amplia as conversas com os jurisdicionados”. O conselheiro defendeu a política do diálogo com os gestores e explicou que as gestões precisam ter em mente que os órgãos de controle, nessa nova realidade, trabalham para capacitar a gestão pública, estimulando o controle social.

Os cursos de aperfeiçoamento na administração reforçam a qualidade dos serviços públicos, e essa é uma prioridade na gestão do Tribunal de Contas, reiterou o conselheiro Fábio Nogueira. Para ele, um controle eficiente e eficaz previne as irregularidades, e essa realidade pode ser observada nas ações pedagógicas promovidas pelos órgãos de controle, que têm buscado a aproximação com os jurisdicionados, orientado e avaliando os resultados das políticas públicas.

(Fonte e fotos: Assessoria)

Confira imagens:

Compartile:

Tags:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

[the_ad_group id="46"]
Patos Metropole
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.