Patos - PB 21 de abril de 2025

Publicidade

Hugo Motta descarta pautar projeto de anistia do 8 de janeiro: “chance zero”

O presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta (Republicanos-PB), descartou a possibilidade de pautar no plenário o projeto que propõe anistia aos condenados pelos atos golpistas de 8 de janeiro de 2023. Segundo interlocutores, a chance de o tema ser levado à discussão no momento é “zero”.

A declaração surge em meio a um movimento da oposição, liderado por parlamentares aliados do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), que busca apoio para aprovar a proposta ainda na primeira quinzena de abril. Dirigentes do PL têm articulado alianças com outras siglas para viabilizar a votação.

No entanto, Motta entende que não há motivo para pautar a matéria neste momento e avalia que a iniciativa poderia gerar desgastes na relação com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). O parlamentar tem se aproximado do governo e chegou a acompanhar o chefe do Executivo em viagens internacionais.

Julgamento no STF e pressão da oposição

Na quarta-feira (26), a Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu, por unanimidade, tornar Bolsonaro e mais sete aliados réus sob suspeita de envolvimento em uma tentativa de golpe de Estado. Eles responderão a uma ação penal, podendo ser condenados ou absolvidos ao fim do processo.

A Procuradoria-Geral da República (PGR) denunciou os envolvidos por crimes como tentativa de golpe, abolição violenta do estado democrático de direito e organização criminosa. As investigações apontam conexão direta entre a suposta trama golpista e os atos de vandalismo em Brasília, em dezembro de 2022, além do bloqueio ilegal de estradas após a vitória de Lula e os ataques de 8 de janeiro.

Diante desse cenário, o líder da oposição na Câmara, Zucco (PL-RS), reafirmou a intenção de levar a anistia à votação nas primeiras semanas de abril. Hugo Motta convocou uma reunião com parlamentares favoráveis à proposta para o dia 1º de abril. Além disso, no dia 3, líderes partidários se encontrarão com o presidente da Casa para discutir o tema.

Governo descarta avanço da pauta

O líder do governo na Câmara, José Guimarães (PT-CE), afirmou à GloboNews que não há “clima” para a votação da anistia. Segundo ele, a prioridade do Congresso deve ser pautas que beneficiem o país.

“Não tem clima para votar. É um erro querer levar esse debate agora ao plenário. Isso interdita o diálogo entre o presidente da Câmara e os líderes partidários”, declarou Guimarães. O parlamentar ressaltou que a insistência na anistia pode prejudicar a tramitação de outros projetos relevantes, como a isenção do Imposto de Renda para quem ganha até R$ 5 mil.

Diante da resistência do governo e da posição de Hugo Motta, a votação do projeto de anistia segue incerta, com baixa possibilidade de avançar nas próximas semanas.

Compartile:

Tags:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

[the_ad_group id="46"]
Patos Metropole
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.