Uma operação conjunta das Polícias Civil e Militar foi deflagrada na manhã desta quinta-feira (03) com o objetivo de desarticular duas facções criminosas envolvidas em homicídios e tráfico de drogas na cidade de Santa Luzia, Paraíba. A ação, conduzida pela Delegacia de Santa Luzia e pela 15ª Delegacia Seccional de Polícia Civil de Patos, resultou no cumprimento de 12 mandados judiciais, sendo 11 deles de busca e apreensão e prisão.
Segundo informações apuradas pelo jornalista Pabhlo Rhuan, até o momento quatro pessoas foram presas, incluindo uma mulher. Dentre os homens, um deles, segundo a polícia, seria o autor do homicídio de Francisco de Assis Melo de Andrade, de 29 anos, ocorrido na última sexta-feira, dia 29 de março, em Santa Luzia. O delegado Rodrigo Monteiro informou que o suspeito já responde por homicídio também na região do Conde, na Região Metropolitana de João Pessoa.
Prisões e Material Apreendido
Durante as buscas, os agentes apreenderam diversos materiais relacionados às atividades criminosas, tais como:
- Armas de fogo, sendo uma delas um revólver calibre 38
- Munições
- Dinheiro em notas e moedas de diferentes valores
- Drogas, incluindo substâncias semelhantes a crack e maconha
- Balanças de precisão
- Celulares
- Documentos e cartões
- Sacos plásticos utilizados para embalar drogas
Violência e Conflito Entre Facções
De acordo com o delegado Rodrigo Monteiro, Delegado Seccional de Patos, a operação teve como foco a repressão de duas organizações criminosas rivais que vêm sendo investigadas por sua participação em sete homicídios ocorridos entre setembro de 2024 e março de 2025 em Santa Luzia. O delegado Eduardo Luna, titular da Delegacia de Santa Luzia, explicou que o conflito teve início após dissidências entre os grupos criminosos, que se intensificaram a partir de agosto do ano passado.
Os confrontos entre essas facções têm sido mais frequentes nos bairros da Vila e Monte, gerando um clima de insegurança na região.
A operação mobilizou um efetivo de 150 policiais civis e militares, incluindo equipes da Delegacia de Homicídios e Entorpecentes de Patos (DHE), Delegacia de Roubos e Furtos de Patos (DRF), Delegacia de Teixeira, Delegacia de São Mamede, Delegacia da Mulher (DEAM), 1ª DD de Patos, 3ª Superintendência de Patos e policiais do 3º Batalhão de Polícia Militar de Patos.
Operações Anteriores e Combate ao Crime
A Polícia Civil e a Polícia Militar têm intensificado ações para investigar, prender os envolvidos e reduzir a violência causada por esses grupos criminosos. No primeiro trimestre de 2025, foram cumpridos 11 mandados de prisão relacionados a crimes contra a vida, com todos os casos sendo devidamente investigados e os autores identificados.
A OPERAÇÃO ASFIXIA, que está em andamento, tem como um de seus focos a investigação do homicídio ocorrido em 27 de março. Já em novembro de 2024, foi deflagrada a OPERAÇÃO COLOSSO, que já resultou na prisão de 18 pessoas, incluindo executores de crimes, mandantes e lideranças de facções que atuavam na região.
A polícia reforça que continuará atuando para combater a violência e o crime organizado em Santa Luzia e região, garantindo mais segurança para a população.
Jornal Patoense
Jornal Patoense