Patos - PB 28 de abril de 2025

Publicidade

Operação Asfixia: Polícias Civil e Militar age contra facções na cidade de Santa Luzia

Uma operação conjunta das Polícias Civil e Militar foi deflagrada na manhã desta quinta-feira (03) com o objetivo de desarticular duas facções criminosas envolvidas em homicídios e tráfico de drogas na cidade de Santa Luzia, Paraíba. A ação, conduzida pela Delegacia de Santa Luzia e pela 15ª Delegacia Seccional de Polícia Civil de Patos, resultou no cumprimento de 12 mandados judiciais, sendo 11 deles de busca e apreensão e prisão.

Segundo informações apuradas pelo jornalista Pabhlo Rhuan, até o momento quatro pessoas foram presas, incluindo uma mulher. Dentre os homens, um deles, segundo a polícia, seria o autor do homicídio de Francisco de Assis Melo de Andrade, de 29 anos, ocorrido na última sexta-feira, dia 29 de março, em Santa Luzia. O delegado Rodrigo Monteiro informou que o suspeito já responde por homicídio também na região do Conde, na Região Metropolitana de João Pessoa.

Prisões e Material Apreendido

Durante as buscas, os agentes apreenderam diversos materiais relacionados às atividades criminosas, tais como:

  • Armas de fogo, sendo uma delas um revólver calibre 38
  • Munições
  • Dinheiro em notas e moedas de diferentes valores
  • Drogas, incluindo substâncias semelhantes a crack e maconha
  • Balanças de precisão
  • Celulares
  • Documentos e cartões
  • Sacos plásticos utilizados para embalar drogas

Violência e Conflito Entre Facções

De acordo com o delegado Rodrigo Monteiro, Delegado Seccional de Patos, a operação teve como foco a repressão de duas organizações criminosas rivais que vêm sendo investigadas por sua participação em sete homicídios ocorridos entre setembro de 2024 e março de 2025 em Santa Luzia. O delegado Eduardo Luna, titular da Delegacia de Santa Luzia, explicou que o conflito teve início após dissidências entre os grupos criminosos, que se intensificaram a partir de agosto do ano passado.

Os confrontos entre essas facções têm sido mais frequentes nos bairros da Vila e Monte, gerando um clima de insegurança na região.

A operação mobilizou um efetivo de 150 policiais civis e militares, incluindo equipes da Delegacia de Homicídios e Entorpecentes de Patos (DHE), Delegacia de Roubos e Furtos de Patos (DRF), Delegacia de Teixeira, Delegacia de São Mamede, Delegacia da Mulher (DEAM), 1ª DD de Patos, 3ª Superintendência de Patos e policiais do 3º Batalhão de Polícia Militar de Patos.

Operações Anteriores e Combate ao Crime

A Polícia Civil e a Polícia Militar têm intensificado ações para investigar, prender os envolvidos e reduzir a violência causada por esses grupos criminosos. No primeiro trimestre de 2025, foram cumpridos 11 mandados de prisão relacionados a crimes contra a vida, com todos os casos sendo devidamente investigados e os autores identificados.

A OPERAÇÃO ASFIXIA, que está em andamento, tem como um de seus focos a investigação do homicídio ocorrido em 27 de março. Já em novembro de 2024, foi deflagrada a OPERAÇÃO COLOSSO, que já resultou na prisão de 18 pessoas, incluindo executores de crimes, mandantes e lideranças de facções que atuavam na região.

A polícia reforça que continuará atuando para combater a violência e o crime organizado em Santa Luzia e região, garantindo mais segurança para a população.

Jornal Patoense

 

Jornal Patoense

Compartile:

Tags:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

[the_ad_group id="46"]
Patos Metropole
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.